Mosteiros: Programa da 10.ª edição do Festival do Café do Fogo aprovado e decorre de 22 a 24 de Março

04-03-2024 8:35

São Filipe, 04 Mar (Inforpress) – O programa da décima edição do Festival do Café do Fogo - “Fogo Coffee Fest” - foi aprovado pela Câmara Municipal dos Mosteiros e decorre de 22 a 24 do corrente na cidade de Igreja.

De acordo com a programação, o festival inicia-se com a tradicional feira do café e do artesanato, que decorrerá durante três dias e será aproveitada para a entrega do prémio municipal do artesanato “Tony di Kilda”.

Para o primeiro dia da feira está agendada uma conferência sobre museologia do café e a importância das parcerias e da articulação entre museus, “Café cm ... em homenagem a mulheres”, seguido de abertura que contará com intervenção dos produtores de café, de representante dos convidados estrangeiros e do presidente da câmara, Fábio Vieira.

No capítulo desportivo realiza-se a sexta edição da corrida do café em sénior masculino e feminino, além de provas para juniores, veteranos e atletas paralímpicos e de actividades culturais com participação de grupos locais.

Igualmente para esta edição prevê a realização de diversos concursos que servem para divulgar a história da cafeicultura dos Mosteiros.

Com relação à celebração do “Março - Mês da Mulher”, a edilidade dos Mosteiros programou uma série de actividades, desde feiras de saúde, palestras, intercâmbios, concursos e entrega de habitações a mulheres chefes de família.

O programa inicia-se na próxima sexta-feira, 08 , Dia Internacional da Mulher, em que a edilidade vai reunir as mulheres na localidade de Pai António numa feira de saúde e outras actividades recreativas e homenagem às mulheres.

Uma semana mais tarde as mulheres do litoral vão reunir-se no centro multiuso de Queimada Guincho para uma palestra sobre “a saúde íntima e a qualidade de vida da mulher”, estando igualmente previsto para os dias 21 e 22 uma formação destinada às monitoras de jardins-de-infância sobre direitos humanos.

No quadro do projecto “Mulheres seguras – saúde para todas”, a câmara vai proporcionar consultas de citologia a 50 mulheres do município.

No dia 27, Dia da Mulher Cabo-verdiana, a câmara  entregará habitações construídas no âmbito do programa “Nha kaza nha grandeza” (minha casa, meu orgulho) a mulheres chefes de família de diferentes localidades.

JR/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 14:45
20-06-2024 14:42
20-06-2024 14:40
20-06-2024 14:33
20-06-2024 14:04