Mosteiros: Atalaia credenciada para receber competições regionais e nacionais de quase todas as modalidades de salão - edil

17-02-2024 12:19

São Filipe, 17 Fev (Inforpress) - A localidade de Atalaia, zona norte do município dos Mosteiros, está doravante credenciada para realização de competições municipais, regionais e nacionais de quase todas as modalidades de salão com a requalificação e reconstrução do polidesportivo local.

A afirmação é do presidente da câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira, que sexta-feira presidiu à inauguração das obras de requalificação e reconstrução do polidesportivo que, segundo o autarca, tem o piso mais moderno de toda a Região Fogo/Brava.

“Hoje é um dia importante para os Mosteiros e histórico para Atalaia, que passa a ser a primeira localidade da Região Fogo/Brava a albergar o mais moderno piso desportivo de polipropileno certificado pela FIFA”, disse Fábio Vieira.

Para o autarca, a inauguração do polidesportivo de Atalaia tem um significado “muito grande”, não só por ser a mais moderna infraestrutura da região, mas, sobretudo, porque a edilidade dos Mosteiros está a realizar o sonho e a satisfazer uma reivindicação dos jovens de Atalaia, um “celeiro de jogadores” que têm marcado a geração de novos atletas na ilha do Fogo.

“Doravante com as condições modernas desta infraestrutura desportiva, surgirão outros grandes talentos, talvez não só no futebol, como também nas outras modalidades, nomeadamente basquetebol, andebol e voleibol”, afirmou, sublinhando que jovens desta comunidade têm-se destacado e participado no campeonato regional de futebol.

Para Fábio Vieira é uma infraestrutura que tem por objectivo trazer mais centralidade à Atalaia e que está enquadrada dentro daquilo que é a visão do município dos Mosteiros em matéria da infraestruturação municipal e de requalificação urbana, observando que na reabilitação e reconstrução as intervenções não se limitarem ao recinto desportivo, mas toda a área envolvente para elevar nível de segurança rodoviária e aumentar a autoestima da população, tendo apelado aos jovens e a população para cuidarem deste espaço que representa um investimento de quase 12 mil contos.

Fábio Vieira lembrou ainda que todas as obras municipais têm obedecido três princípios básicos da arquitectura moderna, quais sejam, a consistência e qualidade, funcionalidade e estética e tem alterado o “layout” arquitectónico dos Mosteiros e contribuído para promover emprego e rendimento e elevar o nível de competitividade do concelho para captação de investimentos.

Fábio Vieira destacou que dentro agenda de infraestruturação, além das praças e parques infantis, está em curso a modernização da rede escolar do município com reabilitação em curso nas escolas de Ribeira do Ilhéu e Canal, tendo anunciado para a próxima semana o arranque da construção do complexo educativo das Zonas Altas que representa um investimento de 37 mil contos.

A asfaltagem de seis quilómetros de estrada e outros programas em curso da câmara municipal foram igualmente destacados durante a intervenção do edil dos Mosteiros no acto inaugural das obras da requalificação e reconstrução do polidesportivo de Atalaia.

Os jovens de Atalaia, que se queixavam de falta de condições na placa da antiga infraestrutura desportiva mostraram-se radiantes com a requalificação, afirmando que agora o polidesportivo dispõe de condições para a prática das modalidades de salão e espaço para ocupação dos jovens evitando assim que entram nos males sociais. 

As obras, recorda-se, consistiram na ampliação dos muros laterais, reconstrução do palco, bancada, espaço administrativo e casas de banho, reabilitação do espaço circundante e instalação de um novo piso que tem uma garantia de 18 anos.

JR/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


15-06-2024 22:18
15-06-2024 22:13
15-06-2024 21:40
15-06-2024 22:01
15-06-2024 21:52