Ministério da Cultura lança três editais de apoio aos artistas cabo-verdianos

09-02-2024 14:06

Cidade da Praia, 09 de fevereiro (Inforpress) - O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas anunciou hoje, na Cidade da Praia, o lançamento de três editais destinados a financiar projetos de artistas nacionais e promover a sua internacionalização.

Os três editais “Apoio à internacionalização dos artistas cabo-verdianos”, “Fomento à criação artística nacional” e “Sirkula” foram lançados no âmbito da política pública de incentivo financeiro para o sector da Cultura e das Indústrias Criativas.

O anúncio foi feito pela diretora-geral das Artes e das Indústrias Criativas, Vandrea Monteiro, indicando que as candidaturas para o primeiro edital, intitulado 'Apoio à Internacionalização dos Artistas Cabo-verdianos', lançado em 07 de fevereiro, estarão abertas até o mês de Outubro deste ano.

Segundo a mesma, o referido edital consiste no pagamento das passagens internacionais, com um tecto de até 250 mil escudos.

“Isto porque temos nos deparado com vários pedidos de apoio ao longo dos anos, já que muitos grandes palcos internacionais fornecem toda a logística do evento, incluindo o alojamento dos artistas, mas sempre falta o bilhete de passagem. Este edital foi justamente criado para apoiar com o valor das passagens tanto para artistas individuais como para grupos de artistas", justificou a diretora.

Segundo Vandrea Monteiro, essas oportunidades internacionais também têm o objetivo de permitir que os artistas absorvam um pouco de conhecimento externo, pois os palcos internacionais oferecem formações.

O segundo edital, intitulado “Fomento à Criação Artística Nacional”, lançado há três anos com um orçamento de seis mil contos, tem como foco principal a criação da agenda cultural nacional.

Este ano, comunicou a directora, o limite que antes era de até 100 mil escudos por projeto foi aumentado para 150 mil escudos.

Lançado em 08 de Fevereiro, as candidaturas para o edital “Fomento à Criação Artística Nacional” estarão abertas até 08 de Março deste ano.

O terceiro e último edital, intitulado 'Sirkula', com um orçamento de cerca de 2 mil contos, ficará aberto por um período de dois meses, e, segundo Vandrea Monteiro, visa à descentralização de projectos para outras ilhas.

Esse edital consiste em levar artistas para outras ilhas, onde irão colaborar com artistas locais, promovendo assim um intercâmbio cultural.

O Ministério da Cultura, enfatizou, quer aproveitar esses editais para discutir a “formalização do sector”, isto porque, comentou, existem muitos artistas autodidatas no País, mas faltam formações em áreas diversas.

“Lançamos um curso com a universidade lusófona de Cabo Verde a licenciatura em artes, mas temos poucas candidaturas, estamos a ver como se pode trabalhar nisto porque há um certo receio em se formar na arte principalmente quando falamos do teatro do cinema há um certo receio por parte da própria família que investe”, explicitou.

TC/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


22-02-2024 23:07
22-02-2024 22:33
22-02-2024 21:57
22-02-2024 21:51
22-02-2024 21:07