Ministério da Cultura lança edital de apoio a projectos de intercâmbio cultural

15-02-2024 19:23

Mindelo, 15 Fev (Inforpress) - O Ministério da Cultura lançou a candidatura para o primeiro edital “SirKulA”, para 2024, que visa apoiar projectos de intercâmbio cultural entre artistas nacionais, com impacto social, nas áreas das artes visuais e performativas, cinema, literatura e música.

De acordo com o edital, as candidaturas decorrem até 09 de Abril e devem candidatar-se à obtenção de apoio os artistas nacionais e/ou estrangeiros residentes numa das ilhas de Cabo Verde e ainda projectos que proporcionam forte intercâmbio cultural e artístico. 

Mas, no caso de haver candidatos com uma outra nacionalidade, estes devem possuir residência permanente numa das ilhas de Cabo Verde, num período de mais de dois anos.

O objectivo deste concurso, lê-se do documento, é “cobrir despesas de deslocação, permanência e processo de criação artística a partir de um intercâmbio cultural, proporcionar partilha de conhecimentos artísticos, juntar artistas nacionais à volta da criação artística , descentralizar projectos da classe artística e fortalecer contatos pessoais, aprimorar conhecimentos, estimular o crescimento pessoal e/ou do grupo e promover visibilidade, reconhecimento e alargar relações pessoais e artística”.

Conforme o edital, são critérios de avaliação e de selecção a fundamentação dos objectivos do projecto, a caracterização detalhada do projecto a realizar, o trabalho com outros artistas residentes na ilha onde o projecto se realiza e a sua relevância, o benefício do projecto para o desenvolvimento profissional do artista responsável e de outros artistas envolvidos no projecto.

O documento refere ainda que os artistas, cujos projectos sejam aprovados, comprometem-se a cumpri-los integralmente e incluir em todo material de divulgação o apoio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

CD/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04