Jovens com deficiência recebem certificado após concluir formação em informática

29-02-2024 13:52

Cidade da Praia, 29 Fev (Inforpress) – Dezassete jovens receberam hoje o certificado após concluir uma formação em informática ministrada durante três meses pela Associação Cabo-verdiana de Promoção e Inclusão das Mulheres com Deficiência (Apimud) com o financiamento da Garantia Seguros.

No acto do encerramento, a presidente da associação, Nardi Veiga, avançou que o objectivo da iniciativa é capacitar no total 24 jovens para o mercado de trabalho e combater a estatística que demonstra que a taxa de empregabilidade nas pessoas com deficiência chega a ser nula.

“Como associação fazemos a nossa parte, formar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho porque é um mercado competitivo e devem ser formados, estamos na era da inclusão digital então porque não formar as pessoas com deficiência” questionou, advertindo que são seres humanos que querem construir a própria família.

“Se temos gratuitidade do ensino é porque somos capazes e temos de ter o mercado de trabalho aberto e empresários sensibilizados para ver que as pessoas com deficiência são capazes, devemos dar oportunidade no mercado” apelou, asseverando que a associação tem desenvolvido diversas actividades com intuito de quebrar barreiras.

A formação esteve dividida em duas turmas, uma de deficiência visual e a outra dedicada à deficiência motora e auditiva, disse Nardi Veiga, explicando que os invisuais necessitam de uma metodologia de ensino com particularidades como uso de teclado e o sistema de comando de voz.

“Já falamos com o IEFP e estamos a ver como ter outra turma no interior de Santiago e nas outras ilhas. Desde 2015 promovemos formação para mulheres com deficiência e pudemos observar que pessoas com deficiência no geral precisam de formação” salientou, destacando a importância da capacitação para os jovens universitários.

LT/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 15:17
20-06-2024 14:52
20-06-2024 14:45
20-06-2024 14:42
20-06-2024 14:40