José Maria Neves manifesta pesar pela morte do Presidente da República da Namíbia

05-02-2024 21:21

Cidade da Praia, 06 Fev (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, manifestou hoje pesar pela morte do Presidente da Namíbia, Hage Geingob, ocorrido no dia 04 de Fevereiro, no Hospital Lady Pohamba, em Windhoek.

José Maria Neves afirma que o passamento físico de Hage Geingob, que ele descreve como “figura destacada do nacionalismo e combatente na luta de libertação”, “deixa uma lacuna significativa não apenas para a Namíbia, mas para toda a África”.

Numa carta de condolências enviada ao Presidente interino da Namíbia, Nangolo Mbumba, e citada numa nota enviada à imprensa, José Maria Neves salienta que Hage Geingob “foi o principal arquitecto da Constituição namibiana, destacando-se também como um grande estadista”.

“O seu legado de dedicação à causa nacional e continental deixa uma marca indelével na história política africana”, refere José Maria Neves que expressa condolências à família enlutada e a toda a nação namibiana, reconhecendo a dimensão da irreparável perda.

Na carta, o chefe de Estado reafirmou a total solidariedade de Cabo Verde para com a Namíbia “neste momento difícil”.

“Geingob continuará a inspirar as gerações futuras”, realçou José Maria Neves

O Presidente da Namíbia, Hage Geingob, que estava a receber tratamento devido a cancro, morreu aos 82 anos, no hospital privado Lady Pohamba, na capital Windhoek, conforme anunciado feito pela Presidência da República Namibe, sábado último.

O Presidente interino pediu à população que "permaneça calma e serena enquanto o Governo cuida de todos os preparativos e demais protocolos estaduais necessários” e prometeu que o Executivo irá reunir-se "com efeito imediato" para tomar as providências necessárias.

As eleições presidenciais e para a Assembleia Nacional da Namíbia estavam previstas para finais de 2024.

Hage Geingob tomou posse como Presidente em 2015 e foi o principal responsável pelo início das conversações com a Alemanha, sobre a revisão das atrocidades cometidas pelo Império Alemão durante o período colonial e possíveis compensações.

MJB/JMV
Inforpress/fim 
 

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04