Ilha do Sal: “Tecnologias digitais têm impulsionado uma evolução constante do sector da aviação e da navegação aérea” - PCA ASA

21-02-2024 14:22

Santa Maria, 21 Fev (Inforpress) - O presidente do conselho de administração da ASA, Moisés Monteiro, salientou no Sal que as tecnologias digitais têm impulsionado uma evolução constante do sector da aviação e da navegação aérea assim como em todos os sectores de actividade.

Segundo Moisés Monteiro, é necessário saber tirar proveito dessas tecnologias, garantindo que a Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) já está a dar passos no sentido de digitalizar todos os seus serviços.

“A ASA já está a dar passos para digitalizar os seus serviços, concluído a primeira fase de digitalização dos serviços de informação aeronáutica, implementando uma base de dados em linha com o estado da arte e passou a publicar as informações aeronáuticas de Cabo Verde em formato electrónico”, salientou.

O PCA da ASA, que discursava durante o acto de abertura da conferência em comemoração aos 40 anos da empresa, sob o lema "Os Novos Horizontes da Aviação Civil através da Transformação Digital", confirmou ainda que nesta rota de modernização, a ASA apostou num novo sistema de gestão de tráfego aéreo que permite maior segurança de entre outros benefícios.

“A ASA fez há pouco mais de seis meses o lançamento do novo sistema de gestão do tráfego aéreo, com tecnologias de ponta, desenvolvida por um dos líderes mundiais da indústria(...) acreditamos que a transformação digital da navegação aérea é o caminho, com benefícios substanciais para a eficiência, segurança e a sustentabilidade”, disse.

Moisés Monteiro sublinhou ainda que pela “performance” operacional e económico-financeira de 2022 e estimada de 2023, a empresa já está de facto numa trajectória de recuperação.

“Perspectivamos no presente ano de 2024, atingir o nível de tráfego aéreo de 2019, alcançando a marca dos 60 mil sobrevoos no nosso espaço aéreo”.

Entretanto o PCA diz estar cientes dos desafios que se colocam nesta área, pelo que evidenciou que tal conferência é no sentido de “partilhar ideias e recomendações sobre como melhor aproveitar de forma segura as oportunidades oferecidas pelo mundo digital”, conclui.

NA/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12
16-06-2024 16:03
16-06-2024 15:47
16-06-2024 14:57