Ilha do Sal: Hospital Regional Ramiro Figueira assinala Dia da Mulher com conversa sobre saúde mental dos cuidadores

08-03-2024 19:05

Espargos, 08 Mar (Inforpress)- O Hospital Regional Ramiro Figueira assinalou hoje o Dia da Mulher com uma “conversa aberta” sobre a " Promoção da saúde mental da Mulher, uma visão psicológica e nutricional”, visando promover a saúde mental dos cuidadores.

Conforme a psicóloga da Delegacia de Saúde do Sal e do Hospital Regional Ramiro Figueira, Marilda Fortes, é importante falar da saúde mental dos cuidadores já que influencia directamente nos cuidados prestados aos pacientes.

“Realmente, a saúde mental é importante para todos nós, principalmente para os cuidadores da saúde que precisam estar bem para cuidar dos outros (…). Por isso, aproveitamos esta data e também no âmbito do ano 2024 como ano da promoção da saúde mental, para conversarmos com os nossos profissionais e fazê-los entender que a saúde mental não é apenas ter a doença em si”, explicou.

A psicóloga chama atenção ainda para alguns factores de risco que podem afectar a saúde mental, principalmente as mulheres, que, disse, são as mais afectadas por vários factores.

“A nível mundial os dados comprovam que as doenças mentais atingem, na maioria das vezes, as mulheres, não só pela sua natureza feminina, como os quadros de depressão pós-parto, próprio da mulher, ansiedade, transtornos de pânico, e por as mulheres de hoje ter uma sobrecarga de responsabilidades, muitas vezes desligam do seu auto-cuidado”, acrescentou Marilda Fortes.

Já para a nutricionista Rosa Gomes, que esteve a debater a saúde da mulher em termos nutricionais, explicou que a saúde nutricional da mulher começa na tenra infância, por isso aconselha uma alimentação desde a concepção de uma criança.

“A mulher enfrenta hoje em dia um turbilhão de desafios, e com isso surgem as doenças mentais, neste caso uma boa nutrição pode favorecer e ajudar nesta questão, principalmente na correlação que existe entre o excesso de peso e a depressão”, explicou.

Presente também no acto, a presidente do Conselho de Administração(PCA) do hospital, Ivone Linaza, que presidiu ao acto, aproveitou a ocasião para honrar todas as mulheres, pelos seus papéis “vitais na formação e fortalecimento das comunidades e famílias”.

“Celebramos a visão, liderança e coragem das mulheres. Aos nossos profissionais do hospital Ramiro Figueira, endereçamos os nossos cumprimentos e reconhecimento do seu trabalho em prol da saúde da nossa comunidade”, expressou Ivone Linaza.

Seguida da “conversa aberta”, as artistas Jeniffer Soledade e Alcione proporcionaram às mulheres internadas nas enfermarias do hospital um momento de descontração com entrega de flores e mensagens positivas, alusivas ao tema.

NA/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04