Ilha do Sal: Governo vai mobilizar recursos para investimentos no sector da água, diz ministro

22-05-2024 21:39

Espargos, 22 Mai (Inforpress)- O ministro da Agricultura e Ambiente afirmou hoje que o Governo vai analisar e mobilizar recursos para investimentos no sector da água e elaboração do plano director de água e saneamento para ilha do Sal.

Gilberto Silva deu essa garantia no final de um encontro que manteve na tarde de hoje com o presidente da Câmara Municipal do Sal e com o presidente do conselho de administração da Electra, para tomar pulso da situação da produção e distribuição da água na ilha.

Conforme o ministro, o "sector da água no Sal carece de planeamento”, na medida em que o número de habitantes e visitantes na ilha cresce a cada dia.

“É fundamental que nós tenhamos a capacidade de fazer a projeção deste crescimento e a projeção dos investimentos a serem feitos no domínio da água e do saneamento para responder às necessidades da economia e das pessoas”, sublinhou o ministro.

Para o governante, a razão da sua visita à ilha do Sal “é justamente para ver in loco a situação da produção e distribuição da água na ilha” e discutir com os responsáveis e entidades gestoras as necessidades imediatas para tornar o Sal “muito mais resiliente nesta matéria”.

Por outro lado, sublinhou, a ilha “necessita de todo conforto neste domínio”, para definir o encontro que manteve com os responsáveis, antes de fazer uma visita de terreno “para ver de perto as infraestruturas e compreender as intervenções que terão que ser feitas".

Quanto à situação de penúria de água a que a população teve que passar há quase um mês, o ministro garante que a situação está ultrapassada, “na medida que os salenses estão a receber um serviço de fornecimento de água”.

Isto significa que, continuou, “a Electra, conjuntamente com os seus parceiros,  conseguiu equacionar a questão do abastecimento da água” e tranquiliza os salenses que os problemas vão ser devidamente equacionados.

Por fim, Gilberto Silva sublinhou que, no entanto, há investimentos a serem feitos, nomeadamente em matéria de reservatórios, reabilitação dos reservatórios existentes e acelerar o processo das ligações domiciliárias de água.

A visita do ministro prossegue na quinta-feira, com uma agenda de visitas de terreno com Águas de Ponta Preta (APP) em Santa Maria e visita a estufas agrícolas em Terra Boa.

NA/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 14:57
16-06-2024 14:24
16-06-2024 14:05
16-06-2024 14:03
15-06-2024 22:01