Ilha do Sal: Governo determinado em melhorar as condições das creches e jardins infantis – ministro

15-02-2024 14:47

Espargos, 15 Fev (Inforpress) - O Governo está determinado em melhorar as condições das creches e jardins infantis, intenção reiterada hoje pelo ministro da Família e Inclusão Social, com a entrega de material pedagógico a alguns espaços de cuidados infantis no Sal.

Fernando Elísio Freire, que se encontra na ilha para uma missão de dois dias, visitou na manhã de hoje a Creche Amiguinhos - Paróquia do Sal, em Chã de Matias, o Centro de Solidariedade Infantil, nos Espargos, Bairro Novo, a Creche Bella Flor, onde fez a entrega de kits contendo material pedagógico e tudo aquilo que é “importante” para uma criança nessa faixa etária desenvolver a sua capacidade física e intelectual.  

“São kits adequados a crianças nessa fase, nessa idade, que permitem aos monitores fazerem o seu trabalho mais rapidamente e muito melhor”, precisou o governante.

“Nós estamos a trabalhar em várias frentes, fazendo que as políticas tenham consistência na parte de disponibilização de espaços, reforço dos recursos humanos, políticas de rendas adequadas que permitam acesso às câmaras e às ONG, maior acesso com isenção para crianças do grupo 1 e do grupo 2, e reforçar as outras crianças através da subsidiação”, concretizou.

Satisfeito com o que viu, Fernando Elísio Freire mostrou-se, entretanto, convicto da necessidade de se “fazer sempre mais e melhor para que nenhuma criança fique fora do sistema”.

“E o melhor é o dia em que nenhuma criança dos 0-3 anos esteja fora de uma creche, entre os 0-5 anos esteja fora do pré-escolar. Aí sim é que nós poderemos dizer que estamos, de facto, óptimo e bem”, enfatizou, ciente de que há ainda “muito caminho” pela frente, embora hoje esteja-se “muito melhor” do que ontem.

No Sal, concretamente, tendo em conta a própria dinâmica do turismo, as migrações internas, admitiu, há ainda uma “grande quantidade” de crianças nessa faixa etária que precisa desse cuidado em específico.

“E o Governo, juntamente com a câmara municipal, está a trabalhar para que todas as crianças possam ter acesso ao pré-escolar, e nesse caso concreto, a creches”, enfatizou o ministro.

Nesse sentido, referiu que foram tomadas medidas para fazer face à situação, nomeadamente de transformação dos espaços comerciais concebidos no Projecto Casas para Todos em creches, centros de acolhimento a crianças e jardins de infância, entre outras medidas, de modo a continuar o acesso de crianças ao pré-escolar.

“Só na ilha do Sal são dez espaços nos Espargos, mais dois em Santa Maria (…). Portanto, são 12 espaços que podem ser utilizados para creches, pré-escolar e centros de acolhimento infantil”, precisou.

Além da disponibilização de espaços, outra preocupação prende-se com a qualificação dos recursos humanos com formação mais cuidadores para lidar com a infância.

“Isso reforça e muito as acções da nossa política social e mostra-nos que estamos no caminho certo, no caminho adequado para podermos igualarmos as oportunidades e ter todas as nossas crianças dentro do sistema”, concluiu o titular da pasta da Família e Inclusão Social.

Da agenda do ministro constam visitas a outros espaços infantis e inauguração do Projecto Cresce Connosco, financiado pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social e implementado pela Câmara Municipal do Sal.

SC/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-06-2024 8:07
17-06-2024 7:47
16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12
16-06-2024 16:03