Ilha do Sal: Associação Abraçar Sal contempla cidade turística com creche social com capacidade para 50 crianças

12-02-2024 19:01

Santa Maria, 12 (Inforpress) - A Associação Abraçar Sal contempla Santa Maria com uma creche social, com capacidade para acolher 50 crianças, cuja inauguração deverá acontecer sexta-feira,16, em acto presidido pelo ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.

A presidente da Associação Abraçar Sal, Maria José Silva, explicou hoje, em declarações à Inforpress, que a nova Creche em Santa Maria foi estabelecida no âmbito do projeto "Cresce Connosco", financiado pelo Governo de Cabo Verde através do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS), em parceria com a Câmara Municipal do Sal.

Conta que a ideia surgiu da necessidade identificada de meninos em idade de marcha, fora do sistema educativo em Santa Maria, porque os pais não tinham um lugar para deixá-los enquanto vão trabalhar.  

Assim, para suprir essa lacuna, a Abraçar Sal entendeu elaborar um projecto que, submetido ao concurso, acabou por ganhar o financiamento, para fazer face à iniciativa.

“Claro que estamos felizes com a realização deste projecto, porque temos trabalhado incansavelmente (…) não foi fácil, já que estamos a falar de um projecto a ser desenvolvido na cidade de Santa Maria, que tem os seus próprios desafios”, conta, apontando, no entanto, que uma das grandes dificuldades foi encontrar um espaço para o efeito.

“Mas graças a Deus, com a parceria da câmara municipal conseguimos um espaço para implementação desses projecto financiado pelo Ministério da Família e Inclusão Social, que vai beneficiar cerca de 50 crianças”, referiu.

Quanto a mensalidades, Maria José Silva esclareceu que os pais e encarregados de educação de baixa renda vão apenas pagar uma taxa simbólica, enquanto os com maior posse financeira poderão pagar um poucochinho mais.

“Tratando-se de um projecto social, não vamos abrir a creche com intenção de lucrar, devendo, porém, acautelar os custos de manutenção, naturalmente”, explicou a responsável.

Vai ser um “momento especial” com declamação de poemas por crianças da ATL da associação e animação musical para marcar a ocasião.

SC/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


22-02-2024 23:07
22-02-2024 22:33
22-02-2024 21:57
22-02-2024 21:51
22-02-2024 21:07