ICIEG faz “balanço positivo” do ano 2023 e aponta aprovação do estatuto como meta para 2024 (c/áudio)  

12-03-2024 12:50

Cidade da Praia, 12 Mar (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) faz “balanço positivo” do plano de actividades implementado em 2023, apontando a publicação do estatuto e operacionalização do observatório de género como as metas para 2024.

Em entrevista à Inforpress, para o balanço das três décadas de existência da instituição, Marisa Carvalho avançou que o estatuto, aprovado há 20 anos, tem criado constrangimentos na modernização das estruturas de apoio às vítimas, asseverando que a operacionalização do observatório de género constituiu outra urgência do ICIEG.

Após as formações ministradas em diversos municípios, Marisa Carvalho assegurou que a instituição tem feito o acompanhamento e mentoria dos formandos, atribuindo kits de promoção do autoemprego.

Avançou que, embora os registos de casos de violência e homicídio baseados no género, com ênfase em Santa Catarina de Santiago, tem havido uma “maior aproximação” das comunidades e aumento do número de pessoas que procuram os serviços da organização.

A mesma fonte assinalou que um dos “grandes ganhos” foi a operacionalização, em Maio de 2023, do Fundo de Apoio à Vítima, depois de décadas de reivindicação, possibilitando agora os investimentos nos centros de apoio, assistência psicológica, jurídica e medicamentosa às mulheres e aos seus familiares.

“Todo aquilo que são as necessidades da violência baseada no género e dos seus dependentes são agora assegurados através deste fundo” garantiu, realçando que um estudo mostrou que os casos que terminaram em mortes não havia denúncias prévias, por isso o fundo prevê a contratação de mais técnicos a trabalhar no terreno.

Marisa Carvalho adiantou que devido ao sucesso do projecto-piloto “Dona de nha vida”, na cidade da Praia, que trabalha a vulnerabilidade económica das mulheres com deficiência e mulheres imigrantes, pretende estender-se ao município de Santa Catarina e a outras ilhas.

Ainda em comemoração dos 30 anos assinalados pelo ICIEG no dia 10 de Janeiro, avançou que estão previstas actividades ao longo deste ano com a realização da primeira gala em homenagem às pessoas que passaram pela instituição no mês de novembro.

LT/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-06-2024 8:38
17-06-2024 8:07
17-06-2024 7:47
16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12