Governo tem demonstrado um “compromisso sólido” com a juventude de Santiago Norte - MpD

17-02-2024 13:31

Cidade da Praia, 17 Fev (Inforpress) – A deputada do MpD por Santiago Norte Anilda Tavares afirmou em conferência de imprensa que o Governo tem demonstrado um “compromisso sólido” com a juventude de Santiago Norte, contrariando assim a alegação do “desespero” denunciado pelo PAICV.

“A taxa de desemprego tem diminuído devido às políticas ativas de empreendedorismo jovem, formação profissional e bolsas de estudo. Mais de sete mil jovens foram formados, com mais de quatro mil estágios profissionais realizados e mais de 1.300 projectos de empreendedorismo apoiados, reflectindo um investimento significativo no futuro da nossa juventude”, disse respondendo assim à declaração dos deputados dos PAICV para Santiago Norte feita no dia 15.

A nível das Infraestruturas, a deputada, apesar de reconhece os desafios enfrentados, ressaltou os esforços contínuos para reverter o cenário, apontando a execução de projectos de requalificação urbana em todos os municípios da região, desencravamento das localidades, construção de orlas marítimas, estradas asfaltadas, construção de centros de saúde e USB, reabilitação e construção de escolas.

Indicou ainda nesse sentido, a reabilitação da residência estudantil em Pedra Badejo, o arranque da asfaltagem da estrada ramal São Jorge/Longueira, e salientou que quanto ao POT foi destinado aproximadamente um milhão e oitocentos mil contos demonstrando, assim, um compromisso claro com o desenvolvimento da região.

No sector da agricultura, salientou que ao contrário das alegações feitas pelos deputados do PAICV por Santiago Norte, o Governo tem implementado medidas de apoio à agricultura, como a subvenção para aquisição e instalação de sistemas de irrigação gota-a-gota, beneficiando centenas de agricultores, bem como instalação de campos solares para impulsionar a produção agrícola.

No capítulo educação e formação profissional, realçou que além dos números expressivos de formação profissional e estágios realizados na região, foi também construída a residência estudantil em Pedra Badejo, que visa proporcionar melhores condições de alojamento para os estudantes e promover o acesso à educação.

Anilda Tavares acrescentou ainda que o sector habitação e infraestrutura hídrica ganharam com a reabilitação e construção, nos últimos três anos, de edifícios em São Lourenço dos Órgãos 132, São Salvador do Mundo 162, Santa Catarina 132, Santa Cruz 132, Tarrafal 163 e São Miguel 162.

 “O governo já lançou concurso público para construção de habitações sociais em Santiago Norte, nomeadamente, São Salvador do Mundo, Santa Catarina e São Miguel. Além disso, estamos comprometidos com a melhoria do fornecimento de água domiciliar, estando próximo de atingir uma cobertura de 80% no município de São Lourenço dos Órgãos”, disse, apontando ainda projetos em curso nas zonas altas com 95% de ligação domiciliar no município.

Feito isso, reafirmou o compromisso do Movimento para a Democracia com o desenvolvimento e o bem-estar na Região Santiago Norte, afirmando estarem focados em promover medidas de políticas e iniciativas que impulsionem o crescimento económico, criem oportunidades de emprego e melhorem a qualidade de vida dos nossos cidadãos em Santiago Norte.

PC/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04