Governo quer melhorar condições de acesso das meninas ao desporto, diz ministro

08-03-2024 12:52

Cidade da Praia, 08 Mar (Inforpress) – O ministro do Desporto, Carlos do Canto Monteiro, disse hoje que o Governo pretende melhorar as condições de acesso das meninas ao desporto em todas as modalidades e que almeja contar com mais mulheres nos órgãos directivos.

Carlos Monteiro, que falava à imprensa durante “um encontro-café” com as mulheres do desporto, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Governo, disse que o país almeja um desporto mais estruturado, mais organizado, e fazer com que todas as valências demonstradas pelas mulheres em todas os sectores da vida sejam aproveitadas ao serviço do desporto.

“É simbolicamente, através destas que estão aqui, cumprimentar todas as mulheres que no dia-a-dia, há muitos anos, décadas, contribuem para um melhor desporto em Cabo Verde”, referiu Monteiro, acrescentado que é preciso ter a consciência do diagnóstico, já que se torna necessário ter em mente os desafios existentes.

O governante apontou a melhoria, cada vez mais, do acesso das meninas ao desporto e a sua prática e a melhoria de acesso das mulheres aos cargos de direcção em todas as federações e associações, como essencial, para que se possa continuar o que tem havido nos últimos anos, sobretudo na última década a nível mundial, que é o reforço do desporto no feminino.

Cabo Verde, explicitou, tem de aproveitar isto também e perceber quais são as medidas que têm dado muitos resultados lá fora e que podem ser adoptadas pelo arquipélago evitando, contudo, praticar os erros cometidos por outros.  

Apadrinhado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o evento serviu para destacar o papel fundamental das mulheres no desporto e na sociedade em geral, visando reconhecer as suas conquistas e contribuições significativas.

O encontro teve ainda a finalidade de homenagem as atletas femininas que se destacaram em suas modalidades, inspirando outras mulheres a seguirem seus passos.

SR/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-06-2024 8:38
17-06-2024 8:07
17-06-2024 7:47
16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12