Gestão e Contabilidade são áreas com mais oportunidades, dizem alunos do 9º ano do Liceu Domingos Ramos

27-02-2024 13:35

Cidade da Praia, 27 Fev (Inforpress) – Alguns alunos do nono ano do Liceu Domingos Ramos, na Cidade da Praia, consideraram que as áreas de Gestão e Contabilidade são as que oferecem mais oportunidades para o mercado de trabalho.

Os alunos mencionaram sobre isso ao participarem da XVI Semana da Via Técnica realizada na Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos.

Tendo em conta a situação actual do mercado de trabalho, alguns alunos mostraram-se preocupados com o futuro e pensam em optar pelas áreas que têm proporcionado maiores oportunidades de trabalho.

No caso da aluna Eliana Garcia, disse que pretende ir para a via técnica por causa da área de Contabilidade. A mesma disse que já tinha pesquisado sobre o assunto, viu as oportunidades de trabalho e ficou o interesse em estudar contabilidade.

“Optei por Contabilidade porque já era uma área que estava interessada há muito tempo e agora, conhecendo ainda mais a respeito, nesta actividade da Semana da Via Técnica, fiquei com mais certeza e segura daquilo que quero fazer, porque consegui tirar as minhas duvidas”.

No entender da estudante Yara trata-se de uma iniciativa “bem favorável”. “Estando nesta fase vamos poder escolher a nossa área e se escolhermos uma área errada, mais à frente podemos ficar prejudicados”, disse destacando as oportunidades que cada área poderá proporcionar no futuro.

Benys Tavares interessou-se pela área de Gestão de Empresas e o motivo deve-se às opções de conseguir entrar no mercado de trabalho.

Frisou que “é uma ocasião para aprender muito sobre Gestão de Empresas, administração e tem mais vantagem, porque as oportunidades de emprego são maiores”.  

A escola Cesaltina Ramos oferece oito áreas técnicas, quais sejam, administração de sistemas informáticos e administração de base de dados, construção civil, contabilidade e administração, climatização e refrigeração, electricidade e electrónica, tecnologia da informação e comunicação, informática de gestão, gestão de empresas e artes gráficas.

O objectivo é proporcionar aos alunos um maior conhecimento da via técnica, oferecendo informações valiosas sobre as funções e dinâmicas das diferentes profissões.

A iniciativa reúne outras actividades como apresentações e exposições nas oficinas e laboratórios por forma a que os alunos do nono ano façam a escolha assertiva das áreas.

A escola secundária polivalente Cesaltina Ramos conta com 946 alunos na formação por via técnica entre 10º e 12º anos.

Ainda no decorrer desta semana a escola irá receber os alunos do nono ano dos municípios de São Domingos e da Ribeira Grande de Santiago.

OS/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 8:09
20-06-2024 8:02
20-06-2024 7:55
19-06-2024 22:59
19-06-2024 22:48