Futebol: Sal ( masculinos) e Boa Vista (femininos) conquistam II edição do campeonato nacional nas escolas

24-02-2024 16:43

Cidade da Praia, 24 Fev (Inforpress) - As selecções do Sal (masculinos - sub-13) e da Boa Vista (femininos -sub-15) sagraram-se hoje campeãs da segunda edição campeonato nacional nas escolas, nas finais dos respectivos escalções realizadas hoje no Estádio Nacional, na Cidade da Praia.

Em masculinos, o combinado salense venceu, no prolongamento, Santiago Sul por 2-1, com golos de David Pina e Kevin dos Santos, sendo que para os praienses, que estivera a vencer por 1-0, Rafael Semedo.

Em femininos, a Boa Vista   bateu o Sal por 2-1, com os  dois golos de Maura dos Reis, que bisou. Regina Tomar marcou para as salenses.

Sendo assim, essas duas seleções vão representar Cabo Verde na competição da sub-região, a acontecer de 01 a 03 de Março na Mauritânia.

Em declarações  à imprensa, o coordenador dos jogos e dirigente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), José Luís Gomes, fez um balanço extremamente positivo do evento, realçando o fair-play , o civismo e camaradagem dos alunos ao longo da competição.

"Isto não é somente futebol, é intercâmbio entre os alunos de todas as ilhas", acrescentou, José Luís Gomes, ajuntando que se viu ambém que há valores, que podem ser futuros "Tubarões Azuis", nome pelo qual é conhecida a selecção cabo-verdiana de futebol.

Doravante, adiantou o responsável, vai se trabalhar para a deslocação dos vencedores para Mauritânia, apontado com principal constrangimento a execução dos passaportes, " que é fundamental para as competições da CAF e da FIFA.

"Em Cabo Verde as crianças nessa idade, dos 13 aos 15 anos, não têm hábitos de terem um passaporte, são raras as excepções. Portanto vamos ter que correr atrás disto e contamos com o apoio de todas as entidades”, explicou José Luís Gomes, informado que a viagem da delegação cabo-verdiana está agendada para o dia 28 do mês corrente.

Os jogos que aconteceram no Centro de Estágio da FCF, em São Vicente, e no Estádio Nacional, na cidade da Praia, contou com a participação de dez regiões desportivas, divididas em dois grupos, em representação de todas as ilhas.

O Grupo A foi constituído pelas selecções das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal e São Nicolau, enquanto que o Grupo B por Santiago Norte, Maio, Fogo, Boa Vista, Brava e Santiago Sul.

O evento enquadra-se “no plano estratégico e política de massificação do futebol” em Cabo Verde, estendendo-se à educação e, em consequência, o alargamento a todas as escolas do ensino primário e secundário do país.

Esta segunda edição contou com a parceria do Ministério da Educação e com o alto patrocínio da FIFA, em parceria com a Confederação Africana de Futebol (CAF), visando a massificação do futebol em Cabo Verde através da Educação.

OM/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04