Futebol: Cabo Verde vence Mauritânia (1-0) e apura-se para os quartos-de-final do CAN’2023

30-01-2024 23:07

*** Por Oldemiro Moreira, da Agência Inforpress ***

Cidade da Praia, 29 Jan (Inforpress) –  A selecção cabo-verdiana de futebol venceu hoje a congénere da Mauritânia por 1-0, e chega pela segunda vez aos quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN).

O único golo da partida, a contar para os oitavos-de-final de final do CAN’2023, realizado no Estádio Félix Houphouët-Boigny, em Abidjan, na Costa do Marfim, foi apontado por Ryan Mendes, aos 88 minutos, na conversão de uma grande penalidade, após falta do guarda-redes Niasse sobre o recém-entrado Gilson Tavares.

Na história do jogo, o primeiro lance de perigo aconteceu aos dois minutos após uma arrancada de Ryan Mendes, que não deu golo devido a corte “in extremis” de um defensor da Mauritânia.

Nos primeiros minutos, Cabo Verde teve mais bola, mas ficou patente a estratégia da Mauritânia, que era explorar o contra-ataque, para aproveitar velocidade dos seus frenéticos avançados.

O primeiro lance de perigo dos mauritanos foi de bola parada, com o médio Mouhsine a rematar muito perto da baliza de Vozinha, que já tinha a trajetória da bola controlada.

Até o final da primeira parte não aconteceu nenhum lance de real perigo, salvo algumas iniciativas de Bebé, que era o jogador mais perigoso da turma nacional, sendo que na linha defensiva Pico e Logan Costa transmitiam confiança e segurança.

No resumo dos primeiros 45 minutos fica a falta de tranquilidade, sem muita construção no meio campo de Cabo Verde e o explorar do contra-ataque e de lances de bola parada da formação adversária.

Na etapa complementar, Cabo Verde entrou novamente por cima, com Jovane a fazer aquecer as luvas do guarda-redes Niasse e com a Mauritânia, na resposta, a levar perigo à defensiva cabo-verdiana.

Aos 56 mintutos cheirou golo para Mauritânia, mais uma vez de bola parada, desta feita com o defesa lateral-esquerdo Koita a levar a bola à parte de cima das redes de Vozinha.

Logo de seguida, numa atrapalhação da defensiva cabo-verdiana, o avançado Souleymane Anne, dentro da grande área, rematou para as nuvens , quando os adeptos mauritanos já gritavam golo.

Cabo Verde começava a perder no jogo e Mauritânia a ganhar confiança. Bubista mexe na equipa com as entradas de Garry Rodrigues e Kenny Rocha para os lugares do esgotado Bebé e do batalhador Leroy Duarte.

A partir de então, Cabo Verde começou a acreditar e chegava com mais perigo à área adversária e, no minuto 79, Ryan Mendes com um golpe de cabeça, após canto de Jamiro Monteiro, obrigou Niasse a fazer a defesa da noite.

Para queimar o último cartucho, aos 86 minutos, Bubista refrescou ataque e trocou Jovane por Gilson Tavares, que no primeiro lance aproveitou um mau atraso de um defensor mauritano e ganhou grande penalidade .

O capitão Ryan Mendes, chamado a converter, não desperdiçou e marcou o golo que deu o passaporte para os quartos-de-final do CAN’2023.

De referir que Cabo Verde chegou pela primeira vez a esta fase da competição em 2013, quando a prova era disputada por 16 selecções, e foi eliminada na altura pelo Gana (2-0).

Cabo Verde vai defrontar nas quartas-de-finais a selecção ganhadora de Marrocos x África do Sul, partida que acontece às 20:00 locais (19:00 em Cabo Verde), no Estádio Laurent Pokou.

 

Ficha Técnica

Cabo Verde: Vozinha, Steven Moreira, Pico, Logan Costa, João Paulo, Leroy Duarte, Lenine, Jamiro Monteiro, Jovane Cabral, Ryan Mendes e Bebé

Suplentes: Márcio Rosa, Dylan Silva,Stopira, Willy Semedo, Dylan Tavares, Garry Rodrigues, Kenny Rocha, Cuca, Patrick Andrade, Diney Borges, Gilson Tavares e Bryan Teixeira

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Kevin Pina

Treinador: Bubista

Mauritânia: Niasse, Houeib, Ba, Diaw, Anne, Amar, Keita, Gassana, Mouhsine, Koyta e Tanjy

Suplentes: Diaw, Abeid, El Hadji Ba, Pape Ba, Camara, Diaw, Doukara, Elwely, Fofana, Kamara, N’Daye, Ngom e Thiam

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Niass

Treinador: Amir Aboud

Calendário e resultados das quartas-de-finais

27 de Janeiro: Nigéria x Camarões (2-0) e Angola x Namíbia (3-1),

28 de Janeiro: Egipto x RD Congo (7-8 g.p.) e Guiné Equatorial x Guiné Conacri (0-1)

29 de Janeiro: Cabo Verde 1 x Mauritânia 0 e Senegal x Costa do Marfim

30 de Janeiro: Mali x Burquina Faso e Marrocos x África do Sul

OM//CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-06-2024 19:52
19-06-2024 19:42
19-06-2024 19:30
19-06-2024 19:17
19-06-2024 19:02