Abertas candidaturas para estágios científicos avançados em Matemática para docentes dos PALOP

01-02-2024 16:51

Cidade da Praia, 01 Fev (Inforpress) - A Fundação Gulbenkian anunciou que tem abertas até 16 de Fevereiro as candidaturas para a quarta edição para estágios científicos avançados em Matemática para docentes das instituições do ensino superior dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Conforme uma nota informativa, este concurso destina-se a apoiar a realização de estágios científicos avançados em instituições de ensino superior em Portugal por docentes do ensino superior, nacionais e residentes nos PALOP (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe).

Pretende-se com esta iniciativa, reforçar as competências científicas e pedagógicas de docentes do ensino superior dos PALOP através da realização de estágios em instituições portuguesas com a duração total de seis meses.

O objectivo é apoiar o início ou a consolidação da actividade de investigação na área da Matemática.

Os candidatos devem ainda cumprir as condições de possuir uma formação académica base ao nível do mestrado em Matemática ou áreas afins, ter um contrato de trabalho com uma instituição de ensino superior dos PALOP, ter experiência de trabalho docente e de investigação na área da Matemática e uma autorização prévia para a frequência do estágio pela sua instituição de origem.

A Fundação Calouste Gulbenkian assegura um montante único de 1.200 euros para apoio no acesso à Internet, material informático e bibliografia especifica durante o período de tutoria online de três ou quatro meses e o montante mensal de 1.250 euros para apoio à subsistência no período do estágio presencial, até três meses, em Portugal.

A fundação afiança ainda que assegura as despesas com a viagem de ida e volta entre o país de origem e Portugal até um limite de 900 euros para os candidatos de Cabo Verde e Guiné-Bissau ou 1.200 euros de Angola, Moçambique e S.Tomé e Príncipe, seguro de viagem e acidentes pessoais.

A Fundação Gulbenkian é uma fundação internacional, com sede em Portugal, que promove o desenvolvimento de pessoas e organizações, através da arte, da ciência, da educação e da beneficência, para uma sociedade mais equitativa e sustentável.

CM/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-06-2024 8:38
17-06-2024 8:07
17-06-2024 7:47
16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12