Fogo: Largo de Cruz dos Passos estará protegido com conclusão dos trabalhos de drenagem na via de Santa Filomena – ministra

28-02-2024 15:30

São Filipe, 28 Fev (Inforpress) – A ministra Eunice Silva disse hoje que o largo de Cruz dos Passos passará a estar protegido com a conclusão do sistema de drenagem de águas pluviais na via que liga este largo ao bairro de Santa Filomena.

A ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH) Eunice Silva visitou na manhã de hoje as obras sob gestão da Estradas de Cabo Verde assim como a reabilitação do acesso, reabilitação do troço de acesso à praia de Nossa Senhora da Encarnação, no quadro do contrato-programa celebrado com a Câmara Municipal de São Filipe na sequência da declaração, no ano passado, do estado de calamidade.

“A partir do momento em que esta via fica completamente trabalhada, com a drenagem no subsolo, o largo de Cruz dos Passos estará protegido. Podemos continuar a ter problemas na zona do Presídio que sofreu várias intervenções e requalificações e neste momento não tem sistema de drenagem”, disse Eunice Silva.

Para resolver alguns problemas que as vias tinham em termos de drenagem de águas pluviais estão a ser introduzidas tubagens de drenagem de dimensões variáveis, desde 30 centímetros até um metro de diâmetro, para que que a água pluvial flua normalmente.

Além disso, está-se a desobstruir as galerias do tempo colonial que estavam obstruídas e a conectá-las à rede que está sendo feita para que numa eventual chuva anormal funcione na normalidade.

A titular da pasta das Infra-estruturas que se encontra na ilha numa visita de rotina e de acompanhamento das obras que já vinham sendo executadas no quadro do programa do Ministério associado às obras implementadas na decorrência dos estragos provocados pelas chuvas e levou a declaração de estado de calamidade, mostrou-se satisfeita com o andamento dos trabalhos.

Após a conclusão dos trabalhos na via de Santa Filomena a empresa vai melhorar o sistema de drenagem do bairro de Cobom para que, segundo Eunice Silva, a água flua normalmente.

“O que se passou em Cobom é que as redes antigas estão obstruídas porque foram construídas habitações e prédios em cima das redes que deixaram de funcionar e estamos a tentar desviar a água que vai em direcção ao Presídio”, disse a ministra.

Eunice Silva não se compromete com uma data para a conclusão dos trabalhos apesar de o presidente ter apelado para que a conclusão seja antes das festas de final de Abril, acrescentando que depois da avaliação com a equipa técnica e empreiteiro será possível calendarizar a conclusão das obras.

Em relação ao acesso à praia de Nossa Senhora da Encarnação a ministra congratulou-se com a retoma do acesso, lembrando que se trata de um trabalho muito complexo porque os danos foram grandes.

O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, que acompanhou a ministra durante a visita, disse que há um trabalho desenvolvido junto do Ministério das Infra-estruturas e da Estradas de Cabo Verde para que as obras de requalificação do centro histórico e de drenagem e asfaltagem possam estar concluídas no horizonte das festas de São Filipe, permitindo às pessoas que demandam a cidade ter uma festa confortável e que o empreiteiro está a trabalhar neste sentido.

Quanto aos trabalhos de drenagem das águas pluviais, Nuías Silva assegurou que “há uma obra de engenharia estruturante, pensada e que dá resposta àquilo que são as necessidades de construção e defesa da própria cidade”, esperando que nas próximas chuvas a cidade não venha a deparar com situação como a de 2023.

A situação do ano passado, explicou, mostrou-nos aquilo que era necessário implementar e esta obra estruturante é muito importante para a cidade e se for executada com sucesso vai permitir ter a cidade sofisticada e aprazível e nas próximas épocas das chuvas as pessoas estarão mais tranquilas.

Nuías Silva salientou que não é fácil prever a questão da natureza, mas a obra que está a ser executada foi pensada para o dimensionamento do histórico pluviométrico da ilha e contando com a situação de imprevisibilidade dentro de um quadro de engenharia de solução projectada.

Depois do encontro com Nuías Silva e da visita às obras sob gestão da Estradas de Cabo Verde, Eunice Silva deslocou-se ao município de Santa Catarina do Fogo onde avistou-se com o edil Alberto Nunes e no período da tarde visita as obras da construção da estrada Piorno/Campanas de Cima.

JR/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04