Fogo: Associação de Baseball foi o vencedor da 12ª edição de Sport Bootcamp

02-03-2024 18:22

São Filipe, 02 Mar (Inforpress) – A Associação de Baseball, fundada em 2020 e com actividades em Monte Grande (São Filipe) e Chã das Caldeiras (Santa Catarina), foi o vencedor da 12ª edição do concurso de ideias Sport Bootcamp para atletas e dirigentes desportivos.

O workshop para empreendedores no sector do desporto e que aconteceu pela primeira vez na ilha do Fogo, de 26 de Fevereiro a 02 de Março, contou com fraca participação e dos seis projectos apresentados três foram seleccionados e como prémio vão participar no evento nacional que terá lugar na ilha do Sal a partir de Junho.

O responsável da associação de Baseball, Carlos Fontes, disse que o projecto apresentado está relacionado com a massificação da modalidade que a associação tem vindo a desenvolver nas comunidades de Monte Grande e Chã das Caldeiras, assim como a demonstração na nossa comunidade, com destaque para treinos das crianças e formação de treinadores e monitores, salientando que a associação participou no campeonato africano com quatro oficiais de jogos, um dos quais integrou a equipa que dirigiu a final.

A associação foi fundada em 2020, mas ainda é pouco conhecida a nível da ilha porque está localizada na zona rural, mas a associação quer aproveitar este tipo de fórum para divulgar as suas actividades, sobretudo junto das escolas.

“Estamos mais capacitados tecnicamente porque adquirimos muito conhecimento e o facto de conquistarmos o primeiro lugar vai servir de motivação para trabalhar com mais afinco, empenho e dedicação para ter mais participantes de baseball e com impacto nas comunidades – Monte Grande e Chã das Caldeiras – onde temos uma média de 40 crianças e uma dezena de participantes adultos a praticar esta modalidade”, disse Carlos Fontes.

Este disse que além da divulgação, a associação está a equacionar a possibilidade de criar uma equipa para participar no campeonato nacional ou realizar um campeonato regional de modo a ter participantes na prova internacional a nível do continente africano.

Além da associação de baseball de cinco, os outros dois projectos vencedores foram “nutri forti” e loja de brindes, sendo este último apresentado pela única mulher que participou da formação.

A promotora da ideia que dispõe de uma loja especializada na oferta de prendas disse que a ideia é personalizar as prendas e presentes no domínio do desporto já que tem deparado com uma procura muito grande desde o ano passado.

O representante da empresa WeCare que promoveu a realização do workshop, Angelson Vieira disse que o sport bootcamp é uma iniciativa apoiada pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano  e é um programa que surgiu com o intuito de trazer o espírito empreendedor de jovens para o sector do desporto e através de um conjunto de formações e módulos para capacitar as pessoas com o espírito empreendedor, mostrando que não só podem praticar o desporto como também transformá-lo numa modalidade que traz benefícios.

Apesar da fraca participação, o representante de WeCare destacou os excelentes projectos apresentados na sequência da formação de uma semana.

O sport bootcamp começou em 2019 na ilha do Sal e depois foi a São Tomé e Príncipe e agora chegou a ilha do Fogo, estando previstas mais duas actividades para as ilhas Brava e de São Nicolau, acrescentando que vai recomeçar o ciclo para as ilhas cobrindo diferentes localidades de cada ilha.

O vereador do desporto da Câmara Municipal de São Filipe, João José Canuto reconheceu que a participação ficou aquém do projectado inicialmente o que demonstra a necessidade de trabalhar a consciencialização dos jovens para a capacitação de modo a poder levá-los a realizar as suas actividade e não depender apenas do município ou do Governo.

João José Canuto apelou aos jovens a participarem e a aproveitar as oportunidades do género que é um espaço para desenvolver os negócios, nomeadamente na área desportiva porque, explicou, a câmara municipal está a investir nas infra-estruturas mas há insuficiências de materiais desportivos.

O objectivo da câmara é capacitar as pessoas para que possam adquirir conhecimento para poderem dar passos futuros, referiu.

Promovido pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano e implementado pela WeCare em parceria com a Câmara Municipal de São Filipe, a 12ª edição de Sport Bootcamp contou com cerca de uma dezena de participantes.

JR/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12
16-06-2024 16:03
16-06-2024 15:47
16-06-2024 14:57