Fogo: Areia retirada no processo de desassoreamento do cais de pesca será destinada aos municípios da ilha

23-02-2024 10:39

São Filipe, 23 Fev (Inforpress) – A areia retirada no processo de desassoreamento do cais de pesca de Vale dos Cavaleiros, em São Filipe, ilha do Fogo, vai ser dividida para os três municípios da ilha para execução das obras municipais.

O presidente em exercício da Associação dos Municípios do Fogo e da Brava, Fábio Vieira, disse à Inforpress que a dragagem no cais de pesca está em curso e deverá demorar um mês e que a areia retirada no processo será rateada em quatro para os três municípios, cabendo aos Mosteiros duas partes por ser o município que disponibiliza toda a maquinaria para o processo de dragagem.

Fábio Vieira disse que não existe nenhum desentendimento entre os autarcas nesta matéria, desmentindo assim rumores que circulam nas redes sociais de eventual “briga” entre ele e o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva.

A areia, explicou, é para os municípios e para alimentar as obras municipais nos três concelhos da ilha.

O município dos Mosteiros, segundo o mesmo, está um “autêntico estaleiro”, estando neste momento em fase de conclusão as obras de requalificação e reconstrução da escola de Ribeira do Ilhéu, devendo iniciar as obras da construção do complexo educativo das Zonas Altas nos próximos dias.

Fábio Vieira afirmou que está em curso neste momento a construção da praça de Fajãzinha e prestes a iniciar a de Rocha Fora, construção de escola de Canal, arruamento em Queimada Guincho, arruamento e construção de uma estrada em Achada Grande e arruamento em Queimada Trás, requalificação do polidesportivo de Fajãzinha e depois Queimada Trás e construção de placa de Relva e que a parte que cabe ao seu município será destinada a essas obras.

O edil dos Mosteiros, que devia seguir na quinta-feira para São Vicente para o encontro da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, encontra-se na Cidade da Praia e vai aproveitar para analisar alguns aspectos relacionados com o seu município.

Esta sexta-feira, Fábio Vieira tem agendado encontro com o director-geral da Elevo para tratar da questão da retoma das obras da asfaltagem de seis quilómetros de estradas, depois com o Fundo do Turismo e com uma empresa privada que vai ser parceira da câmara na requalificação e reconstrução da escola de Canal.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 6:33
16-06-2024 6:26
16-06-2024 6:17
16-06-2024 5:55
15-06-2024 22:18