FAC celebra Março mês da mulher sob signo “A mulher no pensamento de Amílcar Cabral”

02-03-2024 15:22

Cidade da Praia, 02 Mar (Inforpress) – A Fundação Amílcar Cabral (FAC) celebra em Março, no âmbito da programação do centenário deste herói nacional, uma série de actividades, sob o signo “A Mulher no Pensamento de Amílcar Cabral.

Em comunicado, a FAC explica os seus propósitos de celebrar a mulher afirmando que Cabral teve um papel de vanguarda na promoção da dignidade e afirmação da mulher, sendo considerado um feminista antes do seu tempo.

“Como defensor intransigente das mulheres, lembrava, sempre, que elas eram duplamente exploradas quer pelo regime colonial quer no seio da família e da sociedade, pelo que se justificava a sua participação activa no processo libertador”, realçou.

É neste sentido que a Fundação Amílcar Cabral entendeu, nas celebrações de “Março - mês da Mulher”, promover junto de parceiros, um conjunto de acções integrados no ciclo de debates que pretende organizar durante o ano do centenário de Cabral, em homenagem às mulheres.

Assim, no próximo dia 07 vai realizar, numa parceria alargada com instituições e organizações da sociedade civil, a conferência "A mulher no pensamento de Amílcar Cabral", às 17:00, no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional.

Para além desta, estão ainda programados momentos de música e poesia no Parque 5 de Julho no dia 16, participação no dia 27, Dia da Mulher Cabo-verdiana, num acto promovido pela Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).

A Fundação Amílcar Cabral é uma organização não-governamental, de utilidade pública criada em 1984, que tem como principal finalidade a preservação e valorização da obra e da memória histórica de Amílcar Cabral e da luta contra a dominação colonial por ele travada, que conduziu à independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.

Amílcar Cabral destaca-se entre as grandes figuras da história contemporânea e o seu legado histórico e o seu pensamento é objecto de estudo em várias instituições do ensino superior na África e no mundo.

ET/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 8:02
20-06-2024 7:55
19-06-2024 22:59
19-06-2024 22:48
19-06-2024 21:01