EUA vai ser abrangido por um eclipse solar total no dia 8 de Abril

02-04-2024 13:31

Cidade da Praia, 02 Abr (Inforpress) – Os Estados Unidos da América (EUA) vai ser abrangido por um eclipse solar total, previsto para o dia 8 de Abril, que atravessará várias regiões da América do Norte.

Segundo informações da autoridade dos EUA, alguns estados a serem abrangidos por este fenómeno, como Lorain County e Ohio, já foram avisados e receberam recomendações específicas já que, pela importância do eclipse, a população local e visitantes devem estar preparados para o evento.

“Este evento astronómico é uma oportunidade rara e atrai uma atenção significativa. Estamos a tratar este eclipse com a seriedade que merece, oferecendo orientações detalhadas para garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos”, disse o porta-voz das autoridades de Lorain County, John Doe.

Além de sugerir o abastecimento de alimentos, água e combustível, foram também fornecidos conselhos adicionais sobre segurança e logística, gerando um ambiente de preparação semelhante ao de situações de emergência.

As autoridades locais têm alertado que, apesar de parecer retirado de um filme catastrófico, a situação pode tornar-se complicada.

Este eclipse solar, informam ainda as autoridades, tem características únicas que o distinguem do seu antecessor de 2017, coincidindo com o máximo solar, um período de alta actividade magnética solar.

A NASA, por sua vez, destacou que, ao contrário do eclipse de 2017, este eclipse oferecerá uma visão mais complexa e vibrante do astro rei, potencialmente acompanhada de llamaradas solares visíveis.

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA emitiu um aviso de tráfego aéreo devido ao “volume de tráfego esperado nos aeroportos ser superior ao normal” durante o eclipse solar previsto para 8 Abril.

O evento, conhecido como “Grande Eclipse da América do Norte”, deverá atrair mais de 3,7 milhões de visitantes, o que pode causar atrasos, condicionamentos e cancelamentos de voos e obrigar a rotas alternativas em “praticamente todos os aeroportos do país”.

A FAA informa ainda que “centenas de aeroportos”, desde o Maine até ao Texas, estão sob este aviso, incluindo o Dallas-Fort Worth International, o aeroporto mais movimentado dos Estados Unidos, que recebe mais de 200.000 viajantes por dia.

“Os aviões devem estar preparados para possíveis retenções no ar, rotas alternativas e/ou tempos de autorização de partida que podem ser emitidos para todas as chegadas e partidas domésticas IFR, Iniciativas de Gestão de Tráfego (TMI) são possíveis”, alerta o comunicado da FAA.

Além dos aeroportos, os vários Estados estão a preparar-se para o aumento de turistas que pode sobrecarregar as redes de telecomunicações, estando a T-Mobile está a implantar estações móveis adicionais em áreas com grande tráfego turístico, enquanto a Verizon está a montar uma torre portátil numa pequena cidade de Ohio.

PC/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-04-2024 23:26
19-04-2024 22:50
19-04-2024 22:41
19-04-2024 22:36
19-04-2024 21:23