Escola Universitária Católica de Cabo Verde (EUC-CV) cria curso de mestrado em Ciências Religiosas (c/áudio)

05-02-2024 22:48

Cidade da Praia, 05 Fev (Inforpress) - A Escola Universitária Católica de Cabo Verde (EUC-CV) faz esta quarta-feira, 07, na Praia, a apresentação do curso de mestrado em Ciências Religiosas, para formar investigadores para

actuarem   nas instituições eclesiásticas e nas organizações da sociedade civil.

Em declarações à Inforpress, o  vice-diretor para área do ensino, Florenço Varela,  esclareceu que  se trata de um curso, cujo inicio está agendado para segundo  semestre  do ano  lectivo 2023-2024,   desenvolvido para os profissionais de nível superior  incluindo professores, técnicos do e ensino e  pessoas de diversas áreas  do conhecimento.

“Pretendemos oferecer uma abordagem inovadoras no campo das ciências religiosas”, apontou Florenço Varela, acrescentado que é um curso que foi pensado    antes da formalização da EUC-CV, quando era Escola  de Formação  Cristã.

O responsável precisou que nasceu como resposta à formação de candidatos a professores da   disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

“A expectativa dos participantes era ter uma formação   que pudesse conferir graus de licenciatura e mestrado, mas na altura a Escola de Formação Cristã e Religiosa não tinha o estatuto de   instituição do ensino superior”, contou Florenço Varela, frisando que é um curso que nasce a partir de uma demanda.

Entretanto avançou que com a criação da EUC-CV , tem se trabalhado, há algum tempo,  nessa  oferta formativa, que  segundo  Florenço  Varela já conta com um público-alvo  bastante “significativo”  e muito heterogéneo.

“Portanto, é neste quadro que pretendemos avançar com a criação desde curso, aproveitando o contexto da formação e da actualização teológica dos padres da diocese de Santiago de Cabo Verde, a acontecer nos dias 07 e 07 de Fevereiro no Auditório da EUC-CV”, informou.

 Por outro lado, avançou que a EUC-CV continua ainda na sua fase de instalação   e tem em mão enormes desafios, dado que, conforme explicou, o regime jurídico cabo-verdiano das instituições de ensino superior   estipula cinco anos para a sua instalação.

EUC-CV foi canonicamente criada a 01 de Janeiro de 2022 pelo despacho conjunto dos Bispos das dioceses de Cabo Verde e reconhecida pela Agência Reguladora do Ensino Superior (ARES) a 27 de Outubro de 2022.

Trata-sede uma instituição de ensino superior católico endógeno, comprometida com a missão evangelizadora, a formação integral do homem, bem como a procura da verdade e a disseminação do saber da comunidade humana e eclesial cabo-verdiana.

OM/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 10:01
14-06-2024 9:54
14-06-2024 9:45
14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25