Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2024 destaca importância do jornalismo no contexto da actual crise ambiental global

12-03-2024 13:55

Cidade da Praia, 12 Mar (Inforpress) – As comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2024 acontecem de 02 a 04 de Maio na cidade de Santiago, no Chile, destacando a importância do jornalismo e da liberdade de expressão no contexto da crise ambiental global.

De acordo com uma nota que a Inforpress teve acesso, a 31ª edição do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa terá como tema “Uma imprensa para o planeta: o jornalismo diante da crise ambiental” e será realizada no Centro Cultural Gabriela Mistral da capital chilena.

Conforme a nota, a efeméride destacará o papel significativo desempenhado pela imprensa, pelo jornalismo, pelo acesso e pela disseminação de informação para garantir e assegurar um futuro sustentável, que respeite os direitos dos indivíduos e a sua diversidade de vozes, bem como as questões de género e igualdade.

A nota informa que a celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa servirá como uma plataforma para reunir os principais actores e reflectir sobre o papel fundamental do jornalismo e da informação confiável na protecção do planeta.

Durante os três dias, serão abordados e discutidos temas, incluindo: “A importância da informação confiável e precisa, especialmente aquela que denuncia e investiga a crise ambiental e seus efeitos”, “Violência enfrentada por jornalistas e profissionais de comunicação ao promoverem o desenvolvimento sustentável e a protecção ambiental”, incentivando uma perspectiva sensível ao género que promova um discurso jornalístico não sexista.

Serão ainda abordados temas sobre o “Apoio aos meios de comunicação social para reforçarem as suas capacidades institucionais para informar sobre as alterações climáticas e as crises ambientais” e “Desinformação sobre questões ambientais e o seu impacto no apoio público e político à acção climática, políticas eficazes e protecção de comunidades vulneráveis afectadas pelas alterações climáticas.

“O papel de outras vozes críticas, como cientistas e artistas, também será discutido. A urgência de enfrentar as ondas massivas de desinformação sobre a actual crise ambiental global ocupará um espaço de destaque na agenda do próximo ano”, salienta a nota, adiantando que as inscrições para a 31ª Conferência do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa já estão abertas.

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado no dia 03 de Maio.

A efeméride foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) através da decisão A/DEC/48/432 de 1993.

A data foi criada para alertar sobre as impunidades cometidas contra centenas de jornalistas que são torturados ou assassinados como consequência de perseguições por informações apuradas e publicadas por estes profissionais.

CM/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-06-2024 10:59
17-06-2024 10:42
17-06-2024 10:30
17-06-2024 10:27
17-06-2024 8:38