Dia das Mulheres: Mulheres militares e dos serviços de segurança da ilha do Sal celebram o dia com desfile

08-03-2024 17:30

Espargos, 08 Mar (Inforpress) - O comando da 2ª Região Militar, na ilha do Sal, promoveu hoje um desfile envolvendo as mulheres militares e dos serviços de segurança da ilha, visando prestar continência a todas as mulheres neste dia.

Conforme a capitão Maria Xavier, esta marcha é no sentido de representar todas as mulheres do mundo e mostrar a força das mulheres, quer as de farda, como em qualquer outro sector.

É uma marcha constituída por mulheres de diferentes instituições, como as Forças Armadas, Polícia Nacional e municipal, guardas prisionais, protecção civil e fiscais municipais, para de alguma forma representar todas as mulheres do mundo e mostrar que as mulheres de fardas também são iguais às outras”, explicou Maria Xavier.

O desfile que arrancou na avenida 13 de Janeiro em Chã de Matias, terminou na rotunda de Ribeira Funda, prestando continência a todas as mulheres.

No período da tarde, para complementar o dia, o comando realizou ainda uma “conversa aberta” sobre “saúde mental das mulheres”, com uma psicóloga a debruçar especificamente sobre o ambiente laboral das mulheres.

A sociedade cabo-verdiana estava acostumada a ver as mulheres apenas como cuidadoras do lar, mas. no entanto, temos outras responsabilidades que não se restringem apenas a ser mulher e mãe, por isso queremos mostrar que as mulheres também são ‘empoderadas’ e têm outras responsabilidades fora de casa”, acrescentou.

As actividades levadas a cabo hoje pelo Comando da 2ª Região Militar, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, estão enquadradas nas políticas desta instituição em prol da emancipação e igualdade de oportunidades para todos.

Ainda durante o mês o comando tem programado um leque de actividades cívicas, culturais, desportivas e culmina com um jantar no dia 27 de Março, Dia da Mulher Cabo-verdiana.

NA/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-06-2024 8:38
17-06-2024 8:07
17-06-2024 7:47
16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12