Concurso Banda Desenha PALOP aberto até 15 de Março em Moçambique, Angola e Cabo Verde  

28-02-2024 14:41

Cidade da Praia, 28 Fev (Inforpress) – O terceiro Concurso Banda Desenhada PALOP (BDPALOP) está aberto até 15 de Março e visa fomentar, dinamizar e consolidar o interesse na criação e consumo de banda desenhada em Moçambique, Angola e Cabo Verde.

A informação foi avançada hoje à Inforpress, em comunicado de imprensa, pela organização Futuros Criativos, que indicou que o vencedor irá ganhar uma bolsa de 5.000 Euros (cerca de 550 mil escudos), receber formações e mentorias, e terá a oportunidade de ver a tua obra publicada em cinco países.

O projeto BDPALOP é apoiado pelo PROCULTURA e irá beneficiar amantes de Banda Desenhada de Moçambique, Angola e Cabo Verde, propondo uma série de actividades de apoio, capacitação e acesso aos mercados internacionais, que irão contribuir para o aumento da empregabilidade e geração de renda nos sectores das indústrias culturais e criativas, tal como para o aumento da literacia entre as camadas mais jovens.

Conforme a mesma fonte, umas das suas iniciativas é a atribuição de uma Bolsa Literária de Criação de Banda Desenhada a 18 bolseiros destes países, apoiando financeiramente, com formações e mentorias a produção de nove obras de banda desenhada anualmente.

As candidaturas deverão ser submetidas apenas através do preenchimento do formulário online disponibilizado no website da BDPALOP - https://bdpalop.com/.

DPALOP dá oportunidade aos criadores de banda desenhada de desenvolverem as suas obras de forma sustentada, garantindo o acesso aos mercados internacionais.

A visão da iniciativa é transformar a BDPALOP num negócio comercial sustentável e em crescimento, colocando a marca como uma referência internacional na produção de banda desenhada em África, e garantindo que artistas e profissionais do meio tenham acesso a mais oportunidades.

A BDPALOP é um projeto implementado por quatro parceiros constituintes, o Estúdio Criativo Anima (Moçambique), a Bomcomix Estúdios (Angola), a JOVEMTUDO (Cabo Verde) e A Seita (Portugal).

O projeto BDPALOP é apoiado pelo PROCULTURA, promoção do emprego e actividades geradoras de rendimento no setor cultural dos PALOP e Timor-Leste, ação do programa PALOP–TL e UE, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.

TC/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-06-2024 19:02
19-06-2024 18:59
19-06-2024 18:11
19-06-2024 17:57
19-06-2024 17:47