Circuito de Ponta Preta: Mundialistas incentivam crianças da EBO Kim Barbosa a conciliar os estudos com a prática desportiva (c\vídeo)

23-02-2024 23:31

Santa Maria, Sal, 23 Fev. (Inforpress) – As crianças do Ensino Básico Kim Barbosa, em Santa Maria, interagiram esta tarde com os maiores velejadores do mundo da actualidade, que incentivaram estes estudantes a dedicarem-se aos estudos para se tornarem verdadeiros surfistas de níveis mundiais.

O encontro enquadra-se no I Circuito do Mundial de Kitesurf e Wing, realizado em Ponta Preta, com o propósito destes velejadores mundiais darem-se a conhecer às crianças/estudantes, incentivando os futuros atletas, de uma localidade turística na qual é notória a paixão pela prática das diferentes modalidades de surf, a conciliarem os estudos com a prática desportiva.

É que Santa Maria tem dado a Cabo Verde verdadeiros campeões mundiais de que são referências surfistas como Mitú Monteiro, Djô Silva, Airton Cozzolino e Matchú Lopes, pelo que se torna natural a estes jovens aspirarem praticar o surf.

Neste encontro, os alunos, do primeiro ciclo do EBO, tiveram a oportunidade de questionar estes mundialistas sobre as técnicas, práticas, estratégia, equilíbrio, de entras outras habilidades e mestrias para dominarem as pranchas e de competirem ao mais alto nível, em mares revoltos, curiosidades prontamente dissipadas pelos surfistas nacionais e estrangeiros.

Em representação dos estudantes, Alan Tavares, do quarto ano, fã confesso de Mitú Monteiro, manifestou todo o seu contentamento por estes momentos de convivência com surfistas de níveis mundiais, sustentando que apenas conhecia estes velejadores através das imagens televisas e que como apaixonado por surfar nas ondas de Ponta Preta, espera ter a oportunidade para mais tarde poder representar o país na alta competição.  
Quem também se mostrou alegre por estes momentos foi a directora do agrupamento, Lúcia Lima Alfama, para quem tem grande significado, para os “grandes campeões” que estudaram neste estabelecimento do ensino, e principalmente para as crianças" este encontro, “que já se torna hábito sempre que acontecem campeonatos do mundo, para mostrar que é possível ser um grande atleta do surf, sem descurar os estudos”.

“Eles têm de saber que é possível combinar as duas coisas”, referiu, afirmando que esta interação se torna muito importante, para incentivar a todos e desincentivar qualquer abandono das escolas, argumentando que para se tornar um grande campeão há que saber falar lá fora para melhor representar o país.

Uma das participantes desta sessão foi a vencedora desta I Etapa do Mundial de Wing-foil, a espanhola Elena Moreno, que manifestou a sua satisfação, por considerar que para os atletas trata-se de momentos importantes conviver com as crianças de Santa Maria, para partilharem as suas experiências.

Este intercâmbio cultural, segundo esta especialista, foi muito gratificante porque permite que os atletas passem o tempo com a gente de Santa Maria, e incutir no seio dos mais jovens e da comunidade, a necessidade de apostarem, primeiramente nos estudos, e se possível em comunhão com as práticas das actividades desportivas

A I Etapa do circuito mundial de kitesurf, realizado em Ponta Preta, foi conquistado pelos campeões do mundo em título, o ítalo-cabo-verdiano Airton Cozzolino em masculino e pela norte-americana Moona White, em feminino, ao passo que na modalidade de wing-foil os vencedores foram o francês Maio Gueneló e a espanhola Elena Moreno.

A cerimónia de encerramento deste circuito mundial está agendada para a noite de sábado, no Bikini Beach, onde serão premiados os vencedores e os restantes atletas que alcançaram o pódio, nas duas modalidades, com os respetivos troféus.

 

SR/JMV
Inforpress/Fim 
 

Notícias Recentes


20-06-2024 15:17
20-06-2024 14:52
20-06-2024 14:45
20-06-2024 14:42
20-06-2024 14:40