Cidade da Praia: Cineclub Mankara inaugurado hoje no Palácio da Cultura Ildo Lobo

15-02-2024 13:52

Cidade da Praia, 15 Fev (Inforpress) – O projecto Cineclub Mankara, da produtora Korikaxoru Films, é inaugurado hoje no Palácio da Cultura Ildo Lobo, com o propósito de disponibilizar ao público santiaguense diferentes cinematografias, além de espaços para debates, masterclasses e workshops.

O objetivo principal do projecto, seguindo explicou à Inforpress Emilia Wojciechowska, da produtora Korikaxoru Films, é disponibilizar ao público da ilha de Santiago, numa primeira fase, diferentes cinematografias, debates, master classes, workshops, e outros, como forma de promover o cinema local, regional e do continente africano.

“Mas também estimular a curiosidade para o cinema. Esperamos que depois das sessões haja mais pessoas que gostem do cinema, pessoas interessadas em fazer cinema, contar histórias e também críticos do cinema”, acrescentou.

O Cineclub Mankara, esclareceu, foi inspirado no hábito que as pessoas tinham de assistir filmes no cinema antigamente em Cabo Verde enquanto degustavam mancara e pipocas, sublinhando que a intenção é resgatar um pouco a cultura de ver filmes de vários lugares, fazendo com que o público aprecie a cultura cinematográfica.

Hoje, dia da inauguração, a sessão vai iniciar com uma “viagem” para a história do cinema, começando pela exibição de curtas metragens, desde antigas até aos dias actuais, seguindo sexta-feira com filmes do continente africano, enquanto que no sábado estará em exibição filmes do cinema cabo-verdiano e no domingo haverá sessão para crianças.

“Então esperamos que venha a ser um espaço para não só ver filmes, mas também que traga frutos muito mais profundos que beneficie toda a sociedade”, perspectivou Emilia Wojciechowska, explicando que o projecto foi proposto no âmbito da candidatura ao concurso “Praia Criativa”, do qual a Korikaroxu Films saiu vencedora.

O projecto vai garantir durante este ano exibição de filmes gratuitos todas as quinta-feiras do mês, com excepção da última, às 19:00, no auditório do Palácio da Cultura Ildo Lobo, dedicando um tema a cada mês.

ET/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04