Cidade da Praia acolhe conferência final sobre o impacto e o futuro da mobilidade educacional entre África e Europa

14-02-2024 15:12

Cidade da Praia, 14 Fev (Inforpress) – A Cidade da Praia acolhe, esta quinta-feira, 15, a conferência final sobre o impacto e o futuro da mobilidade educacional entre África e Europa onde serão apresentados os resultados do Projecto de Apoio à Mobilidade Africana (SAAM).

O Suporting Alliance for African Mobility – SAAM é um projecto financiado pela Comissão Europeia e visa aprimorar a formação profissional através de mobilidade internacional entre África e Europa.

Segundo um comunicado de imprensa, o encontro constitui uma oportunidade para os parceiros fazerem o balanço e apresentarem os resultados do impacto das mobilidades realizadas entre os 16 países africanos e oito europeus e definir os próximos passos.

Durante a conferência, será partilhada também a experiência e o impacto de Cabo Verde, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV).

“Após quatro anos de muita partilha de experiência e boas práticas entre os diversos parceiros envolvidos, o SAAM anuncia nesta fase a conclusão bem-sucedida da sua missão de impulsionar as modalidades de formação profissional entre África e Europa, juntamente com iniciativas de capacitação e ferramentas para o futuro na formação profissional”, lê-se na nota.

A iniciativa é liderada pelo Centro San Viator (Bilbau, Espanha) como entidade promotora, com a Mundus (Zaragoza, Espanha) na qualidade de entidade coordenadora em colaboração com 36 organizações parceiras de 16 países africanos e oito países europeus.

De acordo com a mesma fonte, o projecto facilitou com sucesso mais de 500 mobilidades para estudantes, professores e profissionais em formação profissional ao longo dos quatro anos.

Os objectivos foram de testar a acção de mobilidade educacional entre África e Europa, aprender e aprimorar conhecimentos, trocar metodologias e melhores práticas para enriquecer os sistemas de formação profissional em ambos os continentes e aproximar os dois sistemas para futuros projectos de mobilidade.

O projecto testou a formação profissional para mobilidade intercontinental nas áreas da engenharia, turismo e agricultura.

O trabalho no SAAM representa um marco significativo na promoção de parcerias globais e no avanço das oportunidades educacionais, num mundo cada vez mais global.

De 13 a 15 deste mês, os 36 parceiros do projecto reúnem-se para a sua última reunião presencial na Cidade da Praia.

A conferência irá decorrer na EHTCV e contará com a presença do vice-primeiro-ministro Olavo Correia e o corpo diplomático dos países africanos e europeus.

AV/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 9:54
14-06-2024 9:45
14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05