Carnaval/São Vicente: Pesca responsável, ambiente saudável e independência nacional marcam Carnaval espontâneo

13-02-2024 20:32


Mindelo, 13 Fev (Inforpress) – Ainda que timidamente, no início, às 17:00, na Rua de Lisboa, hora prevista para o arranque dos concorrentes ao Prémio Cacói, certo é que com o passar o tempo os apelos à pesca responsável e ambiente saudável vincaram.

Em grupos ou individualmente, apesar do calor àquela hora, rapidamente a rua se encheu de muita brincadeira e boa disposição, cor e música, sem dispensar a sátira política, com o público, atento nas bancadas, a aplaudir.

Os rapazes de Espia, localidade dos arredores da cidade do Mindelo, munidos de uma miniatura de um bote de pesca, pescadores e muito lixo, sobretudo plástico, pediam “salvem a pesca e os pescadores”.

Um outro grupo de jovens, de canas de pesca, uma lata de grandes dimensões de uma conhecida marca nacional de atum e mergulhadores, apelava, por seu lado, à pesca sustentável e a salvaguarda de um ambiente saudável.

Dos grupos de animação que estavam a concurso, com o mínimo de três pessoas e o máximo de dez, destaque ainda para o bloco que homenageava a independência nacional e Amílcar Cabral, com direito a busto encimando numa viatura militar, preparada para a ocasião, música a condizer e a bandeira da época.

Na parte de trás da viatura militar, os símbolos dos três partidos com assento parlamentar- MpD, PAICV e UCID – e a frase bem destacada, em crioulo, “No valorizá” (valorizemos, em português).

Pelo meio ainda uma jovem mulher, munida de um carrinho de supermercado que trazia uma coluna de som com música da cantora brasileira Vanessa da Mata e a indicar “Bloco carnavalesco Vanessa da Mata”.

O Prémio Cacói, de acordo com a organização, visa reconhecer, valorizar, estimular e reavivar o Carnaval espontâneo, que em tempos foi considerado o elemento diferenciador do Carnaval mindelense, sobretudo, pela capacidade criativa e originalidade das pessoas, que no dia do Carnaval se metamorfoseiam e criam objectos e peças dignos de admiração.

Todos aqueles que se inscreveram serão avaliados pela sua capacidade criativa, originalidade, presença, mensagem e reação do público demonstradas no percurso do Carnaval de Mindelo.

Os três melhores a nível individual e de grupos recebem prémio monetário e estatueta. Os resultados serão anunciados na quarta-feira, 14, às 15:00, na Rua de Lisboa.

Segue-se, de acordo com a programação do Carnaval Mindelo 2024, organizado pela Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval – São Vicente (LIGOC-SV), às 19:00, o desfile dos grupos oficiais no percurso habitual, Praça Dom Luís-Rua de Lisboa-Avenida Baltazar Lopes da Silva-Praça Nova-Avenida 5 de Julho.

De acordo com o sorteio da ordem do desfile, o grupo Estrela do Mar será o primeiro a entrar na Rua de Lisboa, às 19:00, seguido de Flores do Mindelo (19:30), Monte Sossego (20:00) e Cruzeiros do Norte (20:30).

AA/JMV

Inforpress/Fim
 

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04