Carnaval/São Vicente: Monte Sossego desvenda identidade cabo-verdiana com enerdo “Genética.CV”

08-02-2024 17:29

Mindelo, 08 Fev (Inforpress) – O grupo carnavalesco Monte Sossego, actualmente detentor do título de bicampeão do Carnaval de São Vicente vai descortinar, no desfile oficial de terça-feira a identidade cabo-verdiana com enredo “Genética.CV”.

Idealizado pelos carnavalescos João Brito e o seu sobrinho Valdir Brito, o enredo “Genética.CV – ma casta de raça ê esse (que tipo de raça é essa)” convida a uma viagem acerca da história, a origem e a construção da nação cabo-verdiana, explicou Valdir Brito em declarações à Inforpress.

“Vamos abordar um tema que é a identidade cabo-verdiana com o nome Genética.CV e um subtítulo ‘Ma casta de raça e esse’” que é uma pergunta que sempre colocamos quando vemos um cabo-verdiano a destacar-se nalgum lugar no mundo. Então vamos pincelar um pouco sobre o que é a nossa identidade, a nossa genética e a nossa nação, que é um pouco peculiar e distinta das outras”, afirmou.

Segundo Valdir Brito a questão da identidade está sempre em voga principalmente nos dias actuais pelo que a escolha do enredo teve como objectivo “despoletar reflexões e opiniões” do público mindelense e, ao mesmo tempo, “desafiar o grupo a explorar mais uma vez um tema que remete à realidade cabo-verdiana, o que acarreta muita responsabilidade.

Para isso, acrescentou o carnavalesco, o desfile vai-se dividir em três sectores, sendo que o primeiro vai falar das origens, o segundo sobre a construção do homem cabo-verdiano e o último sobre a construção da nação cabo-verdiana.

Tudo isso, referiu, para responder às expectativas do público que sempre espera do grupo um Carnaval "forte, inovador e opulento".

“Sempre as pessoas colocam a fasquia alta e nós também gostamos de a colocar ainda mais alta porque é um objectivo nosso. Gostamos sempre de nos desafiar a inovar mais, a crescer mais porque é isso que é a genética do Monte Sossego”, declarou a mesma fonte acrescentando que embora o tempo esteja “um pouco apertado” a equipa nos estaleiros, a direcção, as costureiras e o pessoal nos ensaios estão a trabalhar com empenho para apresentar um bom carnaval.

Como já é habitual, o grupo, que é proveniente da zona mais populosa da ilha de São Vicente, vai levar para o desfile mais cerca de 1.500 foliões, musas e figuras de destaque como a  rainha de bateria, Wendy Simone e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, composto por  Fabrício Cardoso e Katia Ferreira além dos reinados.

O desfile de terça-feira, 13, do Carnaval 2024, organizado pela Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval – São Vicente (LIGO-SV), principia às 19:00, no percurso habitual Praça Dom Luís-Rua de Lisboa-Avenida Baltazar Lopes da Silva-Praça Nova-Avenida 5 de Julho. 

De acordo com o sorteio da ordem do desfile, o grupo Estrela do Mar será o primeiro entrar na Rua de Lisboa, às 19:00, seguido de Flores do Mindelo (19:30), Monte Sossego (20:00) e Cruzeiros do Norte (20:30). 

CD/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-06-2024 20:22
19-06-2024 19:52
19-06-2024 19:42
19-06-2024 19:30
19-06-2024 19:17