Carnaval/São Vicente: LIGOC-SV esclarece que “não há critérios de desempate” para a maioria dos prémios individuais

15-02-2024 9:58

Mindelo, 15 Fev (Inforpress) – A LIGOG-SV emitiu uma nota de esclarecimento, na decorrência da divulgação, quarta-feira, 14, dos prémios do Carnaval 2024, alegando não haver critérios de desempate para a maioria das categorias individuais, nomeadamente Música e Rainha de Bateria.

Foram justamente estas duas categorias aquelas que foram mais contestadas na atribuição dos prémios, sobretudo o caso insólito da divisão em iguais partes dos prémios das quatro rainhas de bateria e das duas músicas premiadas como as vencedoras.

“Na última actualização do regulamento para 2024, feita pelo conselho deliberativo, continua havendo critérios de desempate apenas para a classificação geral dos grupos, e não assim para a maioria das categorias individuais, nomeadamente Música e Rainha de Bataria”, pontificou a LIGOC-SV na sua nota de esclarecimento.

De acordo com a mesma fonte, o jurado tem o dever de cumprir na integra o regulamento, podendo aplicar apenas os critérios nele existentes, lembrando que, a título de exemplo, na primeira fase de apuração houve outro caso de empate na categoria Carnavalesco, mas que por se tratar de uma nova categoria introduzida este ano, a mesma já apresenta um critério de desempate, que foi utilizado.

“Tendo em conta a importância e significado destas duas categorias, a Comissão de Apuramento, que integra a câmara municipal e a LIGOC- SV, entende as reações do público, contudo, não havendo critérios de desempate previamente aprovados restou a divisão em iguais partes dos prémios”, sintetizou a liga.

“A profissionalização do Carnaval de São Vicente é um processo em curso, no qual se está trabalhando e melhorando a cada ano, estamos criando condições, mas ainda há muito por fazer pelo Carnaval de São Vicente, o maior espetáculo de Cabo Verde”, finalizou a LIGOC-SV, na sua nota de esclarecimento.

A Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente tem na sua constituição quatro órgãos sociais, a assembleia-geral, o conselho deliberativo, a direção executiva e o conselho fiscal.

O conselho deliberativo é o órgão encarregado da elaboração do Regulamento do Carnaval de cada ano e é constituído pelos presidentes dos cinco grupos oficiais do Carnaval – Estrela do Mar, Monte Sossego, Flores do Mindelo, Cruzeiros do Norte Escola de Samba Tropical.

O grupo carnavalesco Monte Sossego, que apresentou o enredo “Genética.CV- Ma casta de raça ê esse”, sagrou-se tricampeão do Carnaval de São Vicente, com 268,8 pontos, mais oito décimas que o segundo classificado, Cruzeiros do Norte.

Lista dos vencedores do Carnaval 2024 em São Vicente:

Melhor Bateria: Cruzeiros do Norte;

Melhor Música: Edson Oliveira (Cruzeiros do Nortes) e Constantino Cardoso (Monte Sossego);

Melhor Carro Alegórico: Grupo Monte Sossego;

Melhor Carnavalesco – João Brito e Valdir Brito (Monte Sossego);

Mestre Sala – Steven Évora – Estrelas do Mar; Porta-bandeira – Kátia Ferreira – Monte Sossego;

Rainha Bateria: Cruzeiros do Norte, Estrelas do Mar, Flores do Mindelo e Monte Sossego;

Segunda-dama: Janelle do Rosário – Cruzeiros do Norte;

Primeira-dama: Neusa Matos – Monte Sossego;

Rainha do Carnaval – Derli Ramos – Monte Sossego;

Rei do Carnaval – Daniel Vitória – Cruzeiros do Norte;

Cavalheiro do Carnaval – Alan Silva  - Monte Sossego

Vencedor do Carnaval – Monte Sossego, com 268,8 pontos

Segundo Classificado – Cruzeiros do Norte, com 268 pontos

Terceiro Classificado – Estrela do Mar, com 263,2 pontos

Quarto Classificado – Flores do Mindelo, 258,8 pontos.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 22:21
20-06-2024 21:52
20-06-2024 21:37
20-06-2024 21:14
20-06-2024 20:57