Carnaval/São Vicente: Grupo de Monte Sossego sagra-se tricampeão por oito décimas

14-02-2024 19:39

Mindelo, 14 Fev (Inforpress) – O grupo carnavalesco Monte Sossego, que apresentou o enredo “Genética.CV- Ma casta de raça ê esse”, sagrou-se hoje tricampeão do Carnaval de São Vicente, com 268,8 pontos, mais oito décimas que o segundo classificado, Cruzeiros do Norte.

Numa tarde de anúncio de prémios, em que as vaias e os apupos fizeram sentir-se com estrondo na Rua de Lisboa, não fossem “os estranhos empates” registados na classificação da Rainha de Bataria e da Música do Carnaval, e, mesmo o título que foi para Monte Sossego, recebeu forte contestação.

Por exemplo, o presidente do grupo Cruzeiros do Norte, Jailson Juff, que arrecadou 268 pontos, abandonou o palanque mal foi anunciado o segundo classificado, cujo respectivo prémio ficou por entregar, já que a direcção dos Cruzeiros do Norte voltou as costas ao palco, onde decorreu a cerimónia.

Por outro lado, pela primeira vez na história do Carnaval de São Vicente, as rainhas de bataria dos quatro grupos concorrentes foram declaradas vencedoras, o que apanhou de surpresa o público e a imprensa.

Também a música do ano foi repartida por Edson Oliveira (Cruzeiros do Norte) e Constantino Cardoso (Monte Sossego), ambos alcançaram 28,9 pontos.

Os presentes no apuramento dos resultados do Carnaval 2024 e respectivos vencedores questionavam como ser possível um regulamento não prever critérios de desempate, ou serão “outros os motivos dos empates”, perguntava um jovem, angustiado, como revelou com os resultados da premiação.

Até porque, sintetizou a mesma fonte, se conseguiram descobrir oito décima na classificação entre o primeiro e o segundo classificado dos blocos, porque é que não fazer a mesma descoberta para a Rainha de Bataria, por exemplo.

Como novidade, a Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval – São Vicente (LIGOC-SV) decidiu este ano, pela primeira vez, distinguir o Cavalheiro do Carnaval, espécie de coadjuvante do Rei, cujo prémio foi arrecado por Alan Silva, do grupo de Monte Sossego.

Da mesma forma, foi premiado o Melhor Carnavalesco, distinção que foi para a dupla João Brito e Valdir Brito, responsável pelo enredo do grupo de Monte Sossego.

Lista dos vencedores do Carnaval 2024 em São Vicente:

Melhor Bataria: Cruzeiros do Norte;

Melhor Música: Edson Oliveira (Cruzeiros do Nortes) e Constantino Cardoso (Monte Sossego);

Melhor Carro Alegórico: Grupo Monte Sossego;

Melhor Carnavalesco – João Brito e Valdir Brito (Monte Sossego);

Mestre Sala – Steven Évora – Estrelas do Mar;

Porta-bandeira – Kátia Ferreira – Monte Sossego;

Rainha Bateria: Cruzeiros do Norte, Estrelas do Mar, Flores do Mindelo e Monte Sossego

Segunda-dama: Janelle do Rosário – Cruzeiros do Norte;

Primeira-dama: Neusa Matos – Monte Sossego;

Rainha do Carnaval – Derli Ramos – Monte Sossego;

Rei do Carnaval – Daniel Vitória – Cruzeiros do Norte;

Cavalheiro do Carnaval – Alan Silva  - Monte Sossego

Vencedor do Carnaval – Monte Sossego, com 268,8 pontos

Segundo Classificado – Cruzeiros do Norte, com 268 pontos

Terceiro Classificado – Estrela do Mar, com 263,2 pontos

Quarto Classificado – Flores do Mindelo, 258,8 pontos.

Por outro lado, o Centro Nacional de Arte e Design (CNAD) procedeu à entrega dos prémios individuais e de grupos que concorreram ao Prémio Cacói, de Carnaval espontâneo.

Lista dos vencedores, grupos:

1.º Cadeia da Ribeirinha;

2.º Jovens Unidos de Espia;

3.º Homenagem a Amílcar Cabral.

Individuais:

1.º Cuidá de bo Saúde;

2.º Político Trabalhando;

3.º Bidon d’Merca.

O Prémio Cacói, de acordo com a organização, visa reconhecer, valorizar, estimular e reavivar o Carnaval espontâneo, que em tempos foi considerado o elemento diferenciador da festa do Entrudo mindelense, sobretudo, pela capacidade criativa e originalidade das pessoas, que no dia do carnaval se metamorfoseiam e criam objectos e peças dignos de admiração.

Os três melhores a nível individual e de grupos receberam prémio monetário e estatueta.

AA/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 14:45
20-06-2024 14:42
20-06-2024 14:40
20-06-2024 14:33
20-06-2024 14:04