Carnaval/São Nicolau: Trabalhos nos estaleiros dos grupos carnavalescos na reta final

07-02-2024 14:38

Ribeira Brava, 07 Fev (Inforpress) – Os preparativos nos estaleiros de confecção dos carros alegóricos, do Carnaval da Ribeira Brava, São Nicolau, já estão na reta final, a três dias do primeiro dia do desfile oficial e os carnavalescos prometem apresentar bom trabalho nas ruas.

A Inforpress visitou os estaleiros dos dois grupos que participam este ano do desfile oficial do Carnaval da Ribeira Brava, nomeadamente o Copacabana e Estrela Azul, onde constatou o andamento dos trabalhos.

No estaleiro do grupo Copacabana, segundo o responsável Daniel Spencer, os trabalhos têm decorrido na “normalidade”, estando neste momento na fase dos “acabamentos finais” para depois iniciar a pintura.

Segundo o mesmo, ano após ano tem se registado uma diminuição da mão-de-obra nos estaleiros devido à saída dos jovens da ilha, o que de certo modo condiciona o andamento dos trabalhos.  

“Há alguns anos adoptamos a técnica do uso de esferovite, mas este ano tivemos algumas dificuldades no fornecimento deste material, por isso tivemos que recorrer ao método tradicional para não atrasarmos muito com os trabalhos e neste momento estamos a ultimar alguns aspectos para iniciar a pintura”, sublinhou.

Já no estaleiro do grupo Estrela Azul, que este ano completa 60 anos, o carnavalesco Benvindo Lopes afirmou que os trabalhos estão a “bom ritmo” e dentro do cronograma estabelecido pelo grupo.

O mesmo avançou que a previsão é de iniciar já hoje com a pintura, pelo que garante que da parte do estaleiro dos carros alegóricos tudo estará pronto para o primeiro dia de desfile.

“Estamos muito felizes com o trabalho desenvolvido e também pelo facto de tudo estar a decorrer dentro do planeado”, realçou.

Contudo, a redução de artistas para trabalhar no carnaval e a dificuldade muitas vezes em encontrar certos produtos preocupam Benvindo Lopes.

É de realçar que este ano apenas os grupos Copacabana e Estrela Azul, que comemora 60 anos de existência, vão participar nos desfiles que este ano acontecem nos dias 10, 11 e 13 de Fevereiro.

WM/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-06-2024 19:52
19-06-2024 19:42
19-06-2024 19:30
19-06-2024 19:17
19-06-2024 19:02