Carnaval/São Filipe: Carnaval de São Filipe tem potencial para estar no top três em Cabo Verde – Nuías Silva

13-02-2024 22:16

São Filipe, 13 Fev (Inforpress) – O presidente da câmara de São Filipe defendeu hoje que o Carnaval da ilha tem potencial para figurar no top três a nível nacional e que o Ministério da Cultura deve dedicar maior atenção a esta manifestação.

Após o desfile que este ano contou com apenas dois grupos, Nuías Silva disse à Inforpress que em relação ao ano passado o nível de Carnaval deste ano demonstra que se está no “caminho certo”, observando que este ano o Carnaval teve muito melhor organização e que o próprio espaço também favoreceu o desfile.

“Definitivamente tem de haver um investimento maior e o Ministério da Cultura deve ver para Carnaval do Fogo porque a verba de 200 contos é manifestamente insuficiente,  apesar deste ano a câmara ter aumentado a verba para os grupos e mobilizou apoios junto de Enapor em mais 70 contos para cada grupo”, disse.

Para o edil,  se o Carnaval for trabalhado com antecedência e mobilizar mais verbas, Fogo de certeza estará no top três do Carnaval de Cabo Verde, lembrando que o Carnaval de São Filipe é o Carnaval do Fogo e se houver união de esforços para ter mais foliões nos grupos e mais investimentos não há dúvidas que estará entre os três melhores do país, sublinhando que prova disso foi o que aconteceu no desfile, quer em relação à música, enredo quer a vestuários performance.

Para o Carnaval de 2025 espera-se que seja ainda melhor e a ideia é ter palco para público a um preço acessível numa parceria público-privada porque é possível ter uma evolução constante e há grande potencialidade no Carnaval, segundo o autarca

O valor para os próximos anos terá de ultrapassar a barreira dos 300 contos de apoio a cada um dos grupos para preparar com muito mais antecedência, mas também convidar a diáspora para assistir o Carnaval e participar no desfile, trazendo mais rendimentos para os grupos.

Quem assistiu ao desfile foi a senadora do Estado de Massachusetts, descendente de família originária de Cabo Verde, Elizabete Miranda, que se encontra de visita à ilha do Fogo.

Segundo a mesma, é a primeira vez que assiste a um desfile de Carnaval na ilha do Fogo e ficou impressionada e por isso prometeu regressar nos próximos anos para assistir a esta manifestação cultural.

Além dos dois grupos oficiais desfilaram pela avenida grupos de animação, nomeadamente o grupo Kkobra ligada à igreja católica, com temática relacionada com a salvação, o grupo São Filipe Fitness com a mensagem “vida saudável”, Djony que este ano levou para avenida o tema “gravidez precoce e abuso sexual” por constatar que mais de 60 por cento dos reclusos estão relacionados com esta problemática e o grupo mandinga.

A organização, além da montagem do palco e espaço para patrocinadores, destaca-se a presença de uma equipa do Serviço de Saneamento que em tempo real fazia a recolha de garrafas de vidro e plásticos, latas, papéis, copos descartáveis para manter a cidade limpa.

JR/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 22:21
20-06-2024 21:52
20-06-2024 21:37
20-06-2024 21:14
20-06-2024 20:57