Carnaval/Ilha do Sal: Grupo Gaviões com o enredo “Nas Rotas do Café” é o vencedor do carnaval 2024

14-02-2024 17:57

Espargos, 14 Fev (Inforpress) – O grupo carnavalesco Gaviões é o vencedor do carnaval 2024, na ilha do Sal, com o enredo nas “rotas do café”.

O grupo, que levou à avenida 13 de Janeiro um carro alegórico, duas centenas de foliões distributivos por seis alas, com o enredo nas “rotas do café”, mereceu os títulos de melhor música, rainha e rei do carnaval 2024.

O grupo rival “Patchê Parloa” mereceu os prémios de rainha de bateria, porta bandeira, mestre-sala e melhor andor, mas ficou penalizado no critério ‘música’ já que um problema no gerador os obrigou a desfilar apenas ao som da batucada.

O presidente do grupo Gaviões, José do Rosário, mostrou-se bastante satisfeito pela conquista do título, reconhecendo, entretanto, a forte concorrência do “Patche Parloa”.

“Pelo desempenho que mostramos aqui nesta avenida ontem e pelo retorno do público já estávamos à espera deste título. Tivemos uma concorrência muito forte, mas é isso que esperamos do carnaval no Sal, sempre uma boa concorrência, para nos obrigar a melhorar cada vez mais”, expressou José do Rosário.

“Este ano foi um bom carnaval e com certeza que para o ano que vem temos de nos esforçarmos mais porque o carnaval tem evoluído a cada ano, embora estejamos a retornar de alguns anos de interregno pelo que não foi fácil colocar este trabalho nas ruas”, explicou.

José do Rosário espera, entretanto que nos próximos anos, outros grupos tenham “coragem” de participar na competição para terem mais grupos a aspirar ao título.

Entretanto lamenta o facto de o próprio ministro da Cultura não reconhecer o trabalho que tem sido feito na ilha do Sal em prol do carnaval.

“É triste quando ouvimos o nosso ministro da cultura dizer que em Cabo Verde existe três carnavais oficiais no país, referindo a Santiago, São Vicente e São Nicolau. Carnaval é uma cultura de massas que arrasta o povo com ele, então não é apenas de um local, é uma expressão mundial”, lamentou.

O grupo de Pedra de Lume foi o vencedor do prémio de melhor grupo de animação e revelação mereceu um prémio no valor de 50 mil escudos.

Com relação aos prémios arrecadados, os reinados vencedores levaram para casa, além da faixa, um prémio monetário no valor de 60 mil escudos cada.

A rainha de bateria 35 mil escudos, porta bandeira e mestre de sala 40 mil escudos cada um, melhor carro alegórico arrecadou o prémio de 150 contos, cabendo ao grupo vencedor, 300 mil escudos e 200 mil para o segundo colocado.

A todas as figuras de destaque vencedoras, foi ainda patrocinado um fim de semana num dos hotéis RIU nas ilhas do Sal ou da Boa Vista, escolha dos vencedores.

NA/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12
16-06-2024 16:03
16-06-2024 15:47
16-06-2024 14:57