Carnaval: Escolas de ASA em parceria com Comité Olímpico levam “espirito olímpico” à Avenida

05-02-2024 16:27

Cidade da Praia, 05 Fev (Inforpress) – Quatro escolas de Achada de Santo António vão levar, este ano, o tema “espírito olímpico” à avenida Cidade de Lisboa, no carnaval da Praia, para lembrar os jogos olímpicos deste ano.

Em declarações à Inforpress, a responsável de comunicação do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Carla Alfama disse que tendo em conta que este é um ano da realização dos jogos olímpicos convidaram as escolas da Achada de Santo António para tratarem esta temática no carnaval, enquanto grupos de animação.

Estas quatro escolas aderiram à iniciativa, nomeadamente a escola Nova Assembleia, Nova Presidência, Eugénio Tavares, Les Alizés e o jardim Sonho das Crianças cujo propósito é brincar o carnaval transmitindo o verdadeiro espírito olímpico.

“Durante o desfile vão retratar os jogos olímpicos da antiguidade, desde a Grécia passando pela era moderna, apresentando os países que já acolheram esses jogos, depois vamos falar também de Paris 2024, país que vai acolher os próximos jogos olímpicos e haverá uma ala que falará do sonho de Cabo Verde em participar nesses jogos”, sintetizou.

O objectivo, acrescentou, é ir ao desfile do dia 11, domingo, a partir das 15:00, com o propósito de dar a conhecer este acontecimento às pessoas e, de igual modo, fazer as crianças brincar e aprender com os ensinamentos dos jogos olímpicos.

“Pedimos ao George Tavares para fazer a música inspirada no tema, que as crianças já têm na ponta da língua”, realçou, lembrando que Cabo Verde já participou nos jogos olímpicos, pelo que acredita que os atletas cabo-verdianos vão dar o máximo possível para estar nesta competição de alto nível.

A este propósito, Carla Alfama avançou que o grupo vai contar, no final do cortejo, com uma ala dedicada a atletas que costumam participar nesses jogos, os que sonharam um dia ir, assim como os parceiros que vão patrocinar Cabo Verde nos jogos deste ano.

Conforme disse, o mais importante é que os participantes, cerca de mil crianças, aprendam a história dos jogos, qual a importância dos valores olímpicos, do respeito ao outro, de estarem sempre a dar o melhor em tudo o que fazem nas suas vidas.

Esta iniciativa segundo disse faz parte de um projecto já iniciado há algum tempo que prevê inspirar crianças a um dia poderem ser atletas ou bons cidadãos, através de conversas com os professores, realização de actividades físicas, levando atletas às escolas para interagirem com elas.

ET/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


15-06-2024 22:18
15-06-2024 22:13
15-06-2024 21:40
15-06-2024 22:01
15-06-2024 21:52