Câmara de Santa Cruz e de Longueau assinam protocolo de geminação e cooperação

20-02-2024 15:59

Pedra Badejo, 20 Fev (Inforpress) – As câmaras municipais de Santa Cruz e Longueau (França) assinaram hoje um protocolo de geminação e cooperação que visa reforçar as parcerias existentes e promover a troca de experiências em diversos sectores.

Em declarações à imprensa, durante a cerimónia da assinatura do protocolo de geminação e cooperação, o presidente da Câmara Municipal de Longueau, Pascal Ourdouillé, afiançou que este acordo serve para “reforçar e explorar” os laços que existiam ainda que de forma informal.

Segundo este autarca, a relação com a Câmara Municipal de Santa Cruz surgiu através da comunidade cabo-verdiana que reside na vila de Amiens, situada mesmo ao lado da cidade de Longueau, estes apresentaram-lhe o seu homólogo de Santa Cruz e, nos encontros realizados, descobriram algumas particularidades entre si, desenvolvendo assim uma certa afinidade. 

Sendo assim, avançou que o município de Longueau entendeu que a cidade de Santa Cruz precisava dele e decidiram fazer uma geminação para ver no que podem apoiar este município do interior de Santiago.

Por seu turno, o presidente da autarquia santacruzense, Carlos Silva, reforçou que os dois municípios já possuem um relacionamento de afinidade, que hoje foi formalizado com este protocolo que visa abarcar todas as áreas, desde a parte social, económica, ambiental, educação, cultural, desportivo, mas sobretudo, com uma aposta forte na formação profissional e no intercâmbio entre técnicos dos municípios.

Questionado sobre as áreas prioritárias para dar o pontapé de saída na implementação do protocolo, o edil anunciou que o foco será para a formação profissional, mas também outras actividades que envolvem a camada juvenil, dentre eles intercâmbios de diversos âmbitos, incluindo intercâmbios desportivos.

Igualmente, destacou a intenção de também actuar na área social, anunciando um projecto de ligação de água domiciliárias nas zonas mais altas, projecto este que será lançado no próximo dia 22 de Março, Dia Mundial da Água.

Carlos Silva aproveitou para enaltecer o envolvimento da diáspora santacruzense na França, particularmente na Vila de Amiens, evidenciando que este protocolo foi muito motivado pelo envolvimento de associações de cabo-verdianos nessa Vila, assim como da Embaixada de Cabo Verde em França.

O protocolo prevê ainda o compartilhamento de experiências nos campos da mobilidade internacional, acesso à água e saneamento, assim como a gestão de resíduos, entre outros aspectos.

MC/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-06-2024 20:22
19-06-2024 19:52
19-06-2024 19:42
19-06-2024 19:30
19-06-2024 19:17