Cabo Verde forma formadores na temática da gestão de cibersegurança

20-02-2024 17:19

Cidade da Praia, 20 Fev (Inforpress) – Cerca de 30 formandos procedentes de 17 entidades institucionais participam, de 21 a 27 de Fevereiro, numa ação de formação de formadores dedicada à temática da gestão de cibersegurança a decorrer no TechPark, na cidade da Praia.

A formação, que surge no quadro do financiamento do Governo de Cabo Verde, através de um empréstimo junto da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID)/Banco Mundial (BM) para a implementação do projecto digital do país, no montante global de 20 milhões de dólares, vai ser dirigida por VisionWare, empresa tecnológica portuguesa dedicada à segurança de informação e cibersegurança.

O projecto digital do país, explica uma nota de informação, tem como objectivo contribuir para transformar o país num hub digital regional para acelerar a economia digital por meio de uma infra-estrutura digital aprimorada e uma demanda fortalecida de serviços e habilidades digitais.

O desafio digital cabo-verdiano, conforme a mesma fonte, deve-se ao crescente número de ciberataques de grande impacto sofridos no país em total alinhamento com a estratégia digital e de promoção da literacia nestas matérias veiculada pelo Governo de Cabo Verde, através das acções do gabinete do secretário de Estado da Economia Digital.

“Esta iniciativa e aposta na formação surge assim, fruto de uma sinergia expressa através de um consórcio internacional da qual fazem parte integrante, a VisionWare, a PKI Consulting e Solange Furtado & Associados RL”, lê-se no documento.

Credenciada pela NATO, a VisionWare é reconhecida como detentora de elevado know-how e capacidade técnica por instituições portuguesas e internacionais, tendo estado envolvida em diversos projectos apoiados pela União Europeia.

Entre as suas principais áreas operacionais e técnicas, destaca-se o crescimento acelerado das suas equipas convergentes de Cybersecurity, Privacy & Legal, Ethics & Compliance, SOC (Security Operations Center) & CSIRT (Computer Security Incident Responde Team), VisionWare Academy - a sua área de formação -, bem como da sua área emergente de Strategic Intelligence & Risk Analysis.

PC/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-04-2024 23:26
19-04-2024 22:50
19-04-2024 22:41
19-04-2024 22:36
19-04-2024 21:23