Cabo Verde e Senegal partilham experiências de colecta electrónica de dados e dos avanços técnicos e metodológicos

30-01-2024 21:46

Cidade da Praia, 29 Jan (Inforpress) – Representantes de Cabo Verde e Senegal participam, durante cinco dias, na cidade da Praia, num seminário de divulgação do Projecto “Centros de Referência em Censos com Colecta Electrónica de Dados na África – Fase II”.

O encontro tem por objectivo a partilha de experiências, os avanços técnicos e metodológicos conseguidos por Cabo Verde e Senegal, e as suas inovações em colecta electrónica de dados.

Pelo que durante o seminário vão apresentar aos institutos convidados os avanços técnicos e metodológicos incorporados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela Agência Nacional de Estatística e Demográfica do Senegal (ANSD) e pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde em suas respectivas operações censitárias, de igual modo identificar potenciais países parceiros para o projecto.

De acordo com o representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), João Clementino, é um trabalho que existe desde 2016 e tem por objectivo partilhar com Senegal e Cabo Verde as metodologias de centros de referência, colecta electrónica de dados para a realização de censos, criando assim um centro de referência no Continente Africano, com foque na utilização das novas tecnologias digitais na recolha de dados para a produção estatística.

“O projecto apresenta inovações em questões de demográfica, uma melhoria nos dados e ajuda os países a realizarem as suas respectivas operações censitárias de uma maneira digital e muito mais desenvolvida e ampliada”, afirmou João Clementino.

E conforme o presidente do INE, João de Pina Cardoso, o país tem “muita experiência” na utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), na realização do Censo.

Lembrou que o Censo de 2021 foi realizado com base em Tecnologias de Informação e Comunicação, pelo que pretendem repassar essa experiência nessa segunda fase do projecto.

“São os países capacitados ao nível das TIC que compõem o centro de referência, pelo que a ideia também é trazer alguns países, como Gambia, Mali, Egipto, Angola, Nigéria para fazerem parte do projecto”, referiu João de Pina Cardoso.

O Projecto “Centros de Referência em Censos com Colecta Electrónica de Dados em África” é fruto de uma parceria para a promoção da Cooperação Sul-Sul trilateral entre o Brasil por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e os países africanos Cabo Verde e Senegal, por meio dos respectivos institutos de estatísticas.

Esta iniciativa conta com o financiamento da Agência Brasileira de Cooperação e do escritório UNFPA.

OS/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 6:46
16-06-2024 6:39
16-06-2024 6:33
16-06-2024 6:26
16-06-2024 6:17