Cabo Verde: Banco Mundial aprova crédito no valor de 25 milhões de dólares para o sector da saúde

01-02-2024 11:28

Cidade da Praia, 01 Fev (Inforpress) - O conselho de administração do Banco Mundial aprovou um crédito no valor de 19,1 milhões de SDR (equivalente a 25,0 milhões de dólares americanos) para Cabo Verde, destinado ao sector da saúde.

Segundo nota do Governo, o crédito será direccionado ao Programa de Segurança Sanitária na África Ocidental e Central, Fase I, utilizando a Abordagem Programática Multifásica (MPA).

“Com a assinatura do Acordo de Financiamento do Projecto entre o Banco Mundial e o Governo de Cabo Verde, que se prevê para breve, o projecto entrará em efectividade e iniciar-se-á, de imediato, a sua implementação”, lê-se no comunicado.

O projecto, frisa a nota de imprensa, visa aumentar a colaboração regional e as capacidades dos sistemas de saúde para prevenir, detectar e responder às emergências sanitárias na África Ocidental e Central como um todo, particularmente em Cabo Verde.

Está estruturado em cinco componentes principais: Prevenção de emergências sanitárias; detecção de emergências sanitárias; respostas às emergências sanitárias; gestão do projecto e reforço de capacidade institucional, e componente de resposta contingente a emergências (CERC).

O projecto com abrangência nacional, sendo que algumas actividades, envolvem a construção e reabilitação de infra-estruturas, serão localizadas em áreas geográficas específicas, incluindo, Centro de Saúde de Monte Sossego (São Vicente); Centro de Saúde de Achada Igreja em São Salvador do Mundo-Santiago); Centro de Saúde de Cidade Velha em Ribeira Grande de Santiago (ilha de Santiago) e Centro de Saúde de Santa Catarina do Fogo, na ilha do Fogo.

O projecto envolve ainda construção e reabilitação do Depósito Regional de Medicamentos na cidade da Praia (ilha de Santiago); Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) em São Vicente; Laboratório de saúde animal e Centro de Diagnóstico de Santiago.

A aprovação do crédito, no âmbito do IDA, foi divulgada pelo Banco Mundial terça-feira, 30 de Janeiro.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 8:09
20-06-2024 8:02
20-06-2024 7:55
19-06-2024 22:59
19-06-2024 22:48