Brava: Moradores reclamam do mau cheiro proveniente do contentor atrás do mercado de peixe em Nova Sintra

23-02-2024 12:13

Nova Sintra, 23 Fev (Inforpress) – Moradores residentes nas proximidades do mercado de peixe, em Nova Sintra, manifestaram hoje o seu descontentamento devido ao forte odor desagradável que emana dos contentores com resíduos de peixes atrás do mercado.

Em declarações à Inforpress, a moradora e dona da farmácia que fica situada próximo do mercado Ivaldina Gonçalves disse que já tinham reclamado desta situação e que, no entanto, na época houve uma melhoria, contudo, salientou que o ambiente voltou a piorar.

“Apelo às autoridades a intervirem nesta situação, visto que o mau cheiro tem estado a colocar em causa a saúde dos moradores. Hoje quando estava a tomar o pequeno almoço em casa, tive que fechar a porta, por causa da forte recendência que vinha do contentor situado atrás do mercado”, clamou.

De acordo com a mesma fonte, as autoridades devem arranjar outra forma de colmatar esta situação, juntamente com as peixeiras, tendo em conta que o que mais provoca estes maus cheiros são os resíduos de peixes que jogam nos reservatórios de lixo.

Já o morador Flovino Mendes que também partilha da mesma opinião, apelou à intervenção da câmara municipal em relação aos contentores que ficam expostos, causando cheiro desagradáveis que pode ser prejudicial à saúde.

“Os contentores estão expostos e perto de casas de vários moradores, contudo os cães vadios, costumam arrombar os recipientes de lixos na procura de resíduos de peixes para comerem. Às vezes queremos até entrar e comprar produtos, mas o mau cheiro não permite”, sublinhou.

Neste caso, o mesmo afiançou ainda que existem várias crianças que moram e brincam ao redor, o que considerou ser prejudicial para eles, opinando ainda que o local está a precisar de fiscais, para controlarem as vendedeiras de peixe, que estão a deitar os restos do produto nos contentores.

Ao ser contactado pela Inforpress, o responsável de saneamento da Câmara Municipal da Brava, António Lopes, disse ter conhecimento da situação que é “lamentável”, salientando que é causada pelas peixeiras, que, no entanto, já foram advertidas.

“A responsável do mercado de peixe já tinha sido comunicada e atribuímos regras que deverão ser cumpridas, no entanto, continuam desobedecendo estas regras. Neste momento já disponibilizamos um veículo que tem a função de recolha diária dos lixos do mercado e também apelamos à responsável a sensibilizar as vendeiras, a não jogarem restos de peixes nos contentores locais, para não causarem este tipo de constrangimento”, finalizou.

DM/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-06-2024 20:22
19-06-2024 19:52
19-06-2024 19:42
19-06-2024 19:30
19-06-2024 19:17