Boa Vista: Ya Bi é o vencedor do primeiro prémio do Carnaval 2024

14-02-2024 10:07

Sal Rei, 14 Fev (Inforpress) – O grupo Ya Bi é vencedor do primeiro prémio do Carnaval 2024, na Boa Vista, enquanto que Na Boa Dance ficou em segundo lugar e Passistas –Cabaré foi o terceiro classificado.

Os doze grupos de animação do Carnaval 2024 na ilha da Boa Vista fizeram a festa do Rei Momo em desfile na Avenida Aristides Pereira, sendo que oito deles concorreram a um prémio final atribuído pela Câmara Municipal da Boa Vista.

O grupo vencedor do Carnaval 2024, o grupo Yah Bi que, recebeu um prémio de 100 mil escudos levou às ruas da cidade de Sal Rei, o tema o jogo da vida, onde retrataram o bem e o mal, com alas que demonstraram o enredo desde a vida até a morte, com o jardim do Éden e figuras como deuses, diabo e anjos.

O representante do grupo Yah bi, Helder Maocha, explicou que, antes de mais, quiseram trazer muita paixão pelo carnaval, e considerou ainda que o prémio é o reconhecimento de muitos dias de trabalho, muitas horas dedicadas ao carnaval com intenção de fazer a festa do Rei Momo.

“O prémio foi primeiramente consequência do que foi o nosso trabalho, mas ver as pessoas nas ruas com alegria foi a nossa principal motivação”, disse, realçando que, trouxeram inclusão social visto que, vestiram pessoas que não tinham condições de pagar os seus trajes.

Com o tema mudanças climáticas, em alas representando a mãe-natureza nos seus vários estados, o grupo Na Boa Dance venceu o segundo lugar, com a atribuição de 70 mil escudos.

O representante Caily Andrade disse que o grupo pretende regressar às ruas para desfilar no carnaval visto que tem potencial apesar de ser a primeira experiência de desfile, mas o resultado espelha todo o esforço do grupo.

O mesmo destacou igualmente a importância de se ter vivenciado e divertido no carnaval da Boa Vista.

Já a representante do grupo os Passistas – Caberé, Marisia Oliveira, que conseguiu o terceiro lugar com prémio de 50 mil escudos explicou que, com o tema Volta ao Mundo quiseram mostrar às pessoas que Boa Vista tem capacidade de fazer um bom carnaval e não deixar morrer a tradição da festa na ilha.

“A distribuição dos prémios foi justa e o primeiro lugar foi ainda mais justo. Dedicamos o prémio a todos os que estiveram envolvidos na organização e que se dedicaram de corpo e alma”, analisou, aguardando para o próximo ano mais adesão de foliões.

A directora de cultura da Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV), Leidy Barros, disse que o Carnaval da Boa Vista 2024 correu bem e após o desafio o sentimento é de dever cumprido porque os grupos fizeram a sua parte.

“Foi o resultado de um trabalho que trouxe alegria folia e aquilo que pretendemos que foi levar um pouco da festa do carnaval à ilha da Boa Vista”, disse, realçando que, os prémios foram atribuídos no sentido de conferir motivação e incentivo para fazer com que os grupos cumpram até ao final.

A mesma espera que o carnaval deste ano sirva como experiência e que no próximo ano os grupos regressem da melhor forma possível.

VD/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
14-06-2024 8:00
13-06-2024 19:49