Bélgica elege saúde como uma das áreas prioritárias para parceria com Cabo Verde - embaixadora

28-02-2024 19:11

Mindelo, 28 Fev (Inforpress) - A embaixadora da Bélgica em Cabo Verde apontou hoje, no Mindelo, a área da saúde como uma das prioridades para a cooperação entre os dois países e confirmou a continuidade de um programa para este sector.

Helene de Bock sublinhou a questão ao apresentar, no Palácio do Povo, no Mindelo, as suas cartas credenciais ao Presidente da República, José Maria Neves.

Segundo a mesma fonte, os dois países têm uma cooperação histórica e tradicional e que é ainda mais reforçada no quadro da parceria especial entre Cabo Verde e a União Europeia, para trabalhar em eixos como o turismo, como os portos, as energias renováveis e também a segurança. 

“Todos estes são temas em que trabalhamos em conjunto e a Bélgica em particular no tema da saúde. São coisas que desenvolvemos um pouco”, explicou a diplomata não residente.

Helene de Bock asseverou haver uma parceria específica no sector da saúde, que, entretanto, termina este ano, mas está a ser trabalhada num programa de sucessão, no qual deverão definir agora as necessidades.

Quem também entregou as suas cartas e ressaltou as ligações históricas do seu país com Cabo Verde foi a embaixadora dos Países Baixos, Carmem Hagenaars.

A diplomata, também não residente, elegeu igualmente o sector marítimo como uma das áreas de parceria, para além da meteorologia, segurança, sustentabilidade e trabalho conjunto entre as forças policiais dos dois países.

“Esperamos ampliar essa cooperação, é claro, com visitas regulares. Temos esta grande comunidade holandesa-cabo-verdiana, que conta com mais de 20 mil pessoas, e isso já cria um vínculo muito forte entre nós também em termos culturais”, asseverou Carmem Hagenaars, para quem é possível Cabo Verde e Holanda trabalhar juntos e fortalecer os laços.

Entre hoje e quinta-feira, 29, José Maria Neves recebe, no Mindelo, as cartas credenciais de novos embaixadores de onze países, sendo Guiné-Bissau o único residente em Cabo Verde, o Seychelles é sediado em Adis Abeba, Etiópia, e outros todos em Dacar, Senegal, conforme informações avançadas à Inforpress pela assessoria da Presidência.

LN/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 8:09
20-06-2024 8:02
20-06-2024 7:55
19-06-2024 22:59
19-06-2024 22:48