Baseball 5: Confederação Mundial supervisiona eliminatórias do campeonato d’África no pavilhão Vává Duarte

07-02-2024 14:23

Cidade da Praia, 07 Fev (Inforpress) - A Confederação Mundial de Baseball e Softball monitoriza as eliminatórias do Campeonato de África de Baseball 5 que decorre no pavilhão desportivo Vává Duarte, através do italiano Andrea D’Auria, membro da Federação Internacional da modalidade.

À Inforpress, Andrea D’Auria confirmou que deste II Campeonato Africano Sénior sairão os representantes directos do continente para o Mundial de Outubro próximo, em Hong Kong, prova na qual Cuba vai defender o título de campeão do Mundo.

Explicou que na edição anterior do Mundial, África esteve representada pela África do Sul (na qualidade de campeão), Quénia (vice-campeão) e Tunísia (wild-card), salientando que à semelhança da edição inaugural, nesta segunda prova o continente poderá colocar um terceiro candidato, por convite.

A Confederação Mundial de Baseball e Softball, que conta como o baseball 5 como uma das cinco disciplinas sob o seu raio de acção, está a envidar esforços no sentido de ajudar o continente africano a ter um terceiro representante no Mundial, a partir desta prova que decorre na cidade da Praia.

De acordo com a previsão, o Mundial de 2024 já tem garantida a participação das  selecções da Ásia (três), África (duas), Europa (duas), América (três), Austrália (uma) e um representante de Hong Kong, enquanto anfitrião.

Relativamente ao evento na capital cabo-verdiana, disse que a federação mundial está a trabalhar com a federação cabo-verdiana da modalidade para regulamentar a prova e toda a competição, tendo lamentando a participação de apenas quatro das dez nações inscritas, alegadamente por dificuldades económicas.

Andrea D’Auria manifestou-se “muito contente” com o progresso da modalidade no país e em outros países de África, sustentando que nos últimos dois anos teve de se deslocar a Cabo Verde por cinco vezes para ministrar acções de formação, e que tem trabalhado com “um manager de referência” como Francisco Romero.

Cabo Verde, África do Sul (campeão d’África em título), Tunísia e Tanzânia, são as quatro selecções participantes nesta eliminatória que teve início na segunda-feira, 05, com final prevista para quinta-feira, 08.

SR/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-06-2024 8:38
17-06-2024 8:07
17-06-2024 7:47
16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12