Aposta no empreendedorismo significa criação de emprego e rendimento para os jovens cabo-verdianos – PM

07-03-2024 20:03

Cidade da Praia, 07 Mar (Inforpress) -  O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou   hoje, na Cidade da Praia,  que  a  aposta no empreendedorismo  significa a criação  de emprego , de rendimento e   de futuro para  os jovens cabo-verdianos.

A afirmação foi feita em declarações aos jornalistas, antes de presidir à abertura da primeira Cimeira de Investimento e Financiamento Jovem pelo Governo de Cabo Verde, que acontece até sábado, 09, nas instalações da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC),  na  Praia, sob o lema“Criar Oportunidades e Conectar Futuros”.

“O empreendedorismo significa criação de condições de emprego, de rendimento e  de futuro para os  nosso  jovens “, disse Ulisses Correia e Silva , apontando que  essa iniciativa passa uma mensagem muito positiva  de que é preciso esforço, trabalho,   e um ambiente  favorável.

Para o chefe do Governo, com  a realização desta  cimeira pretende-se a criação de um melhor ecossistema para a melhoria de instrumentos que  já  existem e encontrar uma forma de melhorar  os sistema de qualificação da formação profissional, dos estágios profissionais ,   dos mecanismos de  financiamento, das  incubações e das parcerias que podem ser desenvolvidas.

“Para além disso, é uma grande montra para  demonstrar  aquilo que os nossos empreendedores estão a fazer, desde startups, as  micro e pequenas empresas,  no sentido também de passar a mensagem   daquilo que está a fazer e dos mercados que querem conquistar”  acrescentou.

Por seu turno, o presidente da Pró-Empresa, Edney Cabral,  reiterou  que  com eta  cimeira o Governo pretende criar  mais oportunidades  para que os  jovens  cabo-verdianos projectem,  cada vez mais, e que possam levar a cabo os  seus empreendimentos.

“Pretende-se ainda que a juventude cabo-verdiana possa tirar grande proveito das oportunidades que Cabo Verde  coloca  à sua disposição  para   construírem um  futuro promissor", acrescentou.

Neste sentido, apontou que esta cimenteira   tem propósitos "ambiciosos com a criação de um diálogo construtivo entre os jovens dos poderes públicos e privados e um ambiente propício para terem qualificação  e apoio no desenvolvimento dos seus negócios.

Promovido pelo ministério das Finanças e Fomento Empresarial, através Casa do Empreendedor, Direcção-Geral do Emprego e o Instituto de Emprego e Formação Profissional e demais instituições, o encontro constitui uma oportunidade para os empreendedores e startups de todas as ilhas efectuarem contactos com instituições do ecossistema empresarial.

O evento é destinado a jovens líderes, empreendedores e empresários, organizações não governamentais, associações e agremiações empresariais, promotores de iniciativas para jovens, estudantes universitários, técnicos e profissionais.

Esta cimeira incluirá painéis de discussão, workshops interativos e sessões de networking, com a participação de oradores de renome e especialistas em empreendedorismo juvenil, autonomia e liderança, emprego, empregabilidade e financiamento para jovens, assegurando uma perspetiva abrangente e aplicada.

O painel 1 irá debruçar-se sobre a “Promoção de emprego e desenvolvimento de oportunidade de negócios”, e o painel 2 sobre a

“Oportunidade de desenvolvimento de negócios nos sectores catalíticos”.
Consta ainda da agenda, a apresentação da Nova Geração de Políticas Públicas para promoção de financiamento do emprego e empreendedorismo e uma conversa aberta com o vice-primeiro ministro,

Olavo Correia, sobre o tema “Jovem como protagonista de mudança” – Perspectivas de desenvolvimento sustentável dos jovens.

OM/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04