ALMA-CV promove fórum sobre a valorização da língua materna cabo-verdiana

21-02-2024 1:53

Cidade da Praia, 21 Fev (Inforpress) – A Associação da Língua Materna Cabo-verdiana (ALMA-CV) promove este sábado, 24, um debate alargado com especialistas estrangeiros e nacionais sobre a valorização da língua materna cabo-verdiana.

O fórum, de acordo com uma nota de imprensa, é realizado com a Universidade de Cabo Verde e visa promover um debate alargado, com a colaboração de especialistas nacionais e estrangeiros, que se têm dedicado a esta matéria, no âmbito do Dia Internacional da Língua Materna, que se assinala hoje, 21 de Fevereiro.

Segundo a nota, a conferência inaugural será proferida pelo linguista ganês Kofi Yakpo, que é professor de Linguística na Universidade de Hong Kong, salientando que a sua pesquisa versa a evolução das línguas em sociedades multilingues, com enfoque no continente africano e na diáspora africana.

A mesma fonte adianta ainda que o evento conta igualmente com a presença do Presidente da República, José Maria Neves, que também proferirá uma conferência na ocasião.

Durante o evento serão abordados temas como a institucionalização da língua crioula- perpectivas, política linguística actual e as suas consequências, desconstrução de ideias erradas- mitos sobre a língua cabo-verdiana.

A ALMA-CV foi criada em 2022 e é uma associação que visa “impulsionar a mudança de política linguística” no país e tem como membros linguistas, investigadores e profissionais de várias áreas, personalidades ligadas à promoção da língua cabo-verdiana, historiadores, artistas, entre outros.
O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente em 21 de Fevereiro em todo o planeta.
Criada pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 17 de Novembro de 1999, o Dia Internacional da Língua Materna tem o objetivo de promover a diversidade linguística e cultura entre as diferentes nações.

Além disso, esta data também convida a todos os países membros da UNESCO e suas matrizes a refletirem sobre a preservação das particularidades linguísticas e culturais de cada sociedade.
 
CM/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04