Acrides/26 anos: O desafio é continuar a trabalhar para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade - presidente (c/áudio)

07-03-2024 0:48

Cidade da Praia, 07 Mar (Inforpress) – A Associação de Crianças Desfavorecidas (Acrides) comemora esta quinta-feira, 07, 26 anos de acção, e o maior desafio é, segundo a sua presidente, Lourença Tavares, continuar a trabalhar em prol das crianças e famílias vulneráveis.

Em entrevista à Inforpress, em jeito de balanço, Lourença Tavares afirmou que os ganhos são muitos, mas destacou,  entre os vários, a criação do programa "Actividades Extracurriculares" como auxílio aos alunos “tri-repetentes” da escola de Achada de São Filipe, e o facto de ver hoje jovens voluntários desta ONG formados graças ao programa voluntariado.

“Portanto, é ver mães em situações de exclusão tornando-se mães empreendedoras, é a Acrides a dar o seu grande contributo para uma justiça mais amiga da criança vítima de abuso sexual, é muita coisa", acrescentou.

Entretanto, 26 anos depois indicou que o desafio é continuar a trabalhar para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

“Continuar enquanto sociedade civil a dar o nosso contributo para que Cabo Verde na verdade tenha direitos humanos e direitos da criança. Porque só o Governo não pode fazer isso, então cada um e todos podem trabalhar com este objectivo”, disse.

Para assinalar o dia, a Acrides vai entregar nesta quinta-feira, 07, o espaço Cantinho Escolar na Escola Básica Obrigatória (EBO) de Achada Mato, respondendo ao pedido do estabelecimento de ensino, como forma de auxiliar alunos vulneráveis no período pós escolar.

Igualmente a data será marcada com a apresentação do livro “Os puzzles que se cruzam”, que retrata o memorial de Acrides nos 25 anos, mostrando como várias pessoas juntas conseguem construir vidas e resgatar muitas crianças, conforme referiu a presidente da Acrides.

“Tivemos sorte de contar com muitas pessoas amigas, tivemos como primeiros voluntários da Acrides adolescentes que ajudaram a colocar esta organização em pé, empresas nacionais, artistas plásticos, cantores, restaurantes. Então, a Acrides é para crianças e todos que amam crianças juntam-se a nós ", ressaltou.

Daí que a data vai ser comemorada sob o lema: Consolidando Mais, Para Melhor Servir!

A Associação de Crianças Desfavorecidas (Acrides) iniciou a sua actuação a 07 de Março de 1998 e nos desígnios da sua função tem como principal objectivo a defesa e promoção dos direitos e deveres da criança, assim como o reforço de parcerias para o trabalho em rede, com o propósito de contribuir para uma maior eficácia e eficiência nas respostas sociais.

ET/JMV
Inforpress/Fim
 


 

Notícias Recentes


21-06-2024 22:18
21-06-2024 20:26
21-06-2024 20:23
21-06-2024 20:12
21-06-2024 19:35