“Inclusão de São Filipe na Rede Global de Aprendizagem vai fortalecer compromisso com excelência educacional” – delegado

16-02-2024 8:52

São Filipe, 16 Fev (Inforpress) – A inclusão da cidade de São Filipe na Rede Global de Cidades de Aprendizagem é uma “oportunidade única” de compartilhar melhores práticas, aprender com outras cidades e fortalecer ainda mais o compromisso com a excelência educacional.

É assim que o delegado do Ministério da Educação no município de São Filipe, Emanuel Barbosa, reagiu à notícia relacionada com o anúncio da selecção e inclusão de São Filipe na Rede Global de Cidades de Aprendizagem, na quarta-feira, 14, pelo Fundo das Nações Unidos para Educação, Ciência e Cultura, da Unesco.

“É um momento de orgulho para todos, pois reflete o trabalho árduo e compromisso demonstrados por todos os envolvidos na promoção da educação no Concelho de São Filipe”, disse Emanuel Barbosa, sublinhando que ao integrar a Rede Global de Cidades de Aprendizagem, São Filipe está a unir a uma comunidade global de cidades comprometidas com a promoção da educação ao longo da vida.

Oferece ainda uma “oportunidade única” de compartilhar melhores práticas, aprender com outras cidades e fortalecer ainda mais o compromisso com a excelência educacional.

O delegado do Ministério da Educação sublinhou ainda que São Filipe sempre se destacou pela sua dedicação à educação e pelo compromisso com o desenvolvimento integral das suas crianças, adolescentes e jovens.

A mesma fonte acrescentou que desde os educadores dedicados nas salas de aulas até aos pais e encarregados de educação, que incentivam os estudantes em casa, todos desempenham um “papel fundamental” no sucesso dos alunos.

“Nossa cidade tem muito a oferecer ao mundo em termos de inovação educacional, programas de enriquecimento e um ambiente propício ao aprendizado. Estou confiante de que, juntos, podemos continuar a impulsionar a educação em São Filipe e inspirar outras cidades ao redor do globo”, disse o delegado.

Emanuel Barbosa espera que esta conquista possa motivar a todos a continuar a trabalhar arduamente para proporcionar oportunidades de aprendizagem de qualidade para todos os munícipes.

Agradeceu ainda pelo “apoio contínuo e compromisso” com a educação em São Filipe e que possa alcançar grandes realizações e avançar com determinação e entusiasmo rumo a um futuro de aprendizagem e prosperidade para todos.

São Filipe foi um dos cinco municípios dos países de língua portuguesa seleccionados para integrar a rede, juntamente com três municípios do Brasil (Curitiba, Leme e Recife) e um de Portugal (Fundão).

A selecção e inclusão de São Filipe na rede surgiu na sequência de uma candidatura apresentada no ano passado pela câmara de São Filipe com base nas boas práticas e iniciativas políticas relevantes levadas a cabo pela autarquia para garantirem o acesso à educação.

Entre elas está a criação dos regulamentos e uma política para acção social e escolar que visam resolver as disparidades económicas e garantir o acesso equitativo à educação.

JR/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 10:05
20-06-2024 8:09
20-06-2024 8:02
20-06-2024 7:55
19-06-2024 22:59